Topo

Nadal abre 2011 com vitória sobre Federer e título em torneio exibição de Abu Dhabi

Rafael Nadal vence Roger Federer e celebra título com a taça de torneio exibição de Abu Dhabi. Apesar da vitória, espanhol afirmou que será difícil vencer o Aberto da Austrália, que começa na segunda quinzena de janeiro. - AFP/MARWAN NAAMAN
Rafael Nadal vence Roger Federer e celebra título com a taça de torneio exibição de Abu Dhabi. Apesar da vitória, espanhol afirmou que será difícil vencer o Aberto da Austrália, que começa na segunda quinzena de janeiro. Imagem: AFP/MARWAN NAAMAN

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/01/2011 14h18

O ano começou muito bem para Rafael Nadal. Na decisão do torneio exibição de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o espanhol superou um de seus principais adversários do circuito, o suíço Roger Federer. Apesar de se tratar de um torneio exibição e que não conta pontos para a ATP, a intensidade da partida foi alta, terminando com a vitória do espanhol por 2 sets a 0, em parciais de 7-6(4) e 7-6(3).  

Antes de chegar à final, o espanhol Rafael Nadal fez uma espécie de reedição da final de Wimbledon ao enfrentar o tcheco Tomas Berdych na semifinal. O número um do ranking da ATP venceu por 2 sets a 0. Já Roger Federer teve um pouco mais de dificuldade em sua semi. O suíço precisou de três sets para superar o sueco Roben Soderling e garantir sua vaga na decisão do torneio nos Emirados Árabes Unidos.

Neste sábado, Nadal soube suportar os ótimos serviços de Federer e manteve a concentração e o equilíbrio emocional especialmente nos pontos de desempate. A partida foi marcada pelo equilíbrio e não teve uma única quebra de saque. Na próxima semana, os dois tenistas seguem para Doha, onde abrem oficialmente a temporada de 2011 com um torneio na cidade.

Apesar de começar o ano com uma vitória sobre este que é apontado por muitos especialistas como o maior tenista da história, Nadal manteve a cautela sobre o futuro da temporada que acaba de começar. “Não planejo agora o feito de conquistar o quarto Grand Slam seguido. Vai ser complicado ganhar na Austrália. Há muito concorrentes”, admitiu o número um do mundo, fazendo referência ao Aberto da Austrália, que começa na segunda quinzena de janeiro.

Federer, por sua vez, tem estabelecido como meta para 2011 retomar o primeiro posto do ranking da ATP. “No tive meu serviço quebrado em todo o jogo e caí na final Assim como Rafa joguei em alto nível, mas ele venceu e levou o título de campeão”, lamentou o suíço.