Topo

Rafael Camilo bate favorito argentino e se destaca no Aberto de São Paulo

Rafael Camilo deverá subir pelo menos 50 posições no ranking da ATP com sua campanha em SP - Rubens Chiri/Divulgação
Rafael Camilo deverá subir pelo menos 50 posições no ranking da ATP com sua campanha em SP Imagem: Rubens Chiri/Divulgação

Do UOL Esporte

Em Sâo Paulo

06/01/2011 19h54

Irmão do judoca Tiago Camilo, o tenista brasileiro Rafael Camilo foi um dos destaques do Aberto de São Paulo nesta quinta-feira ao eliminar o argentino Horacio Zeballos, ex-top 50 e cabeça de chave número dois do torneio no Parque Villa-Lobos, vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 7-6(7-5), 3-6 e 7-6(9-7), após 2h27min.

Número 448 do ranking mundial aos 20 anos, Rafael Camilo conseguiu furar o qualificatório para o challenger paulistano e sem obter nenhuma quebra no serviço de Zeballos, conseguiu a vitória em dois tie-breaks, avançando para enfrentar o italiano Thomas Fabbiano, número 312 do mundo, nas quartas de final.

A campanha no Aberto de São Paulo já deverá garantir a Rafael Camilo 50 posições no ranking da ATP, o que já será a melhor posição na carreira do tenista brasileiro.

Dono de três títulos e cabeça de chave número um do challenger paulistano, o campineiro Ricardo Mello garantiu sua segunda vitória nesta quinta-feira em duelo com o taiwanês Tsung-Hua Yang, que é treinado por Larri Passos.

Após perder o primeiro set, Mello se recuperou e virou para fechar em 3-6, 6-4 e 7-6(7-4). Ele vai enfrentar nas quartas de final o argentino Juan Pablo Brzezicki, que eliminou Rogério Dutra da Silva por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6(7-2).

“O Brzezicki é um jogador que fica no jogo o tempo todo, sólido de fundo e tem o revés melhor que a direita. Não vou poder vacilar”, afirma Ricardo Mello.

Outro brasileiro que se manteve bem no torneio foi João Souza, o Feijão, que passou com facilidade pelo equatoriano Giovanni Lapentti por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-4. Feijão vai enfrentar nas quartas de final o argentino Federico Del Bonis, que avançou ao bater o espanhol Guillermo Alcaide por 2 sets a 1, parciais de 6-3, 3-6 e 7-6(7-5).

Algoz de Thiago Alves na primeira rodada, o carioca Fernando Romboli não manteve o desempenho nesta quinta-feira contra Thomas Fabbiano e foi eliminado ao perder de virada por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-1 e 6-1.