Topo

Sem tempo para descanso, Nadal se recupera e é campeão de duplas em Doha

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

07/01/2011 17h39

O líder do ranking mundial Rafael Nadal teve pouco tempo para descansar após sofrer a eliminação na chave de simples do Torneio de Doha e precisou voltar à quadra ao lado do compatriota Marc López para a decisão de duplas, mas o esforço valeu à pena e Nadal garantiu o seu primeiro título oficial na temporada com a vitória por 2 sets a 0 sobre a dupla italiana Daniele Bracciali/Andréas Seppi, com parciais de 6-3 e 7-6(7-4).

 

A conquista em Doha foi a terceira de Rafael Nadal jogando nas duplas do torneio no Qatar, sendo a segunda ao lado de Marc López, com quem já havia sido campeão na edição de 2009. A outra conquista do espanhol em Doha foi em 2005 junto do compatriota Albert Costa, que já parou de jogar e atualmente é capitão da equipes da Espanha na Copa Davis.

Nadal/López começou a partida jogando de forma mais eficiente e conseguiu duas quebras no serviço da dupla italiana Bracciali/Seppi, que ainda diminuiu a desvantagem ao recuperar um game em saque da parceria espanhola, mas falhou na tentativa de chegar à igualdade e viu a dupla de Nadal fechar o primeiro set.

A tranquilidade do primeiro set não seguiu na segunda parcial da partida e os tenistas espanhóis não conseguiam abrir vantagem sobre Bracciali/Seppi, que mantinham o equilíbrio no duelo com fraco desempenho de ambas as duplas em serviços, com cada parceria tendo apenas um serviço confirmado em quatro até o oitavo game.

A decisão do título acabou ficando para o tie-break, quando a dupla de Rafael Nadal conseguiu abrir um mini-break ao ganhar o ponto no saque dos rivais italianos, antes de confirmar o segundo ponto em saque. A dupla espanhola abriu 5-4 e ficou a apenas dois pontos do título, que foi garantido no saque após abrir dois match-points para garantir a vitória após 1h33min de partida.

Depois de conquistar o título de duplas no Torneio de Doha, Nadal revelou que foi atrapalhado por uma gripe durante a disputa no Qatar e que isso fará com que ele fique por mais tempo no local antes de viajar para disputar o Aberto da Austrália.

“Pensei em abandonar, não tinha nenhuma possibilidade de ganhar a partida, eu sofri após quatro ou cinco games. Me senti muito mal, mas me neguei a deixar a quadra. Não é justo nem para o público, nem para o torneio e nem para o oponente”, afirmou Nadal.

“Ficarei aqui [em Doha] para me recuperar antes de viajar [para a Austrália]. Ir em avião às vezes complica mais as coisas. E também não tenho nada a fazer agora mesmo na Austrália”, completou o espanhol.

*Atualizado às 21h16