Topo

Bellucci passa sufoco na estreia, mas vence e vai à 2ª rodada em Auckland

Thomaz Bellucci faz careta durante a partida contra Michael Russell em Auckland - Phil Walter/Getty Images
Thomaz Bellucci faz careta durante a partida contra Michael Russell em Auckland Imagem: Phil Walter/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

10/01/2011 22h59

A parceria do tenista brasileiro Thomaz Bellucci com o técnico Larri Passos começou bem no Torneio de Auckland e o atual 31º do ranking mundial bateu o qualifier norte-americano Michael Russell, 103º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 6-7(4-7) e 7-5, após 2h48min de partida pela primeira rodada do evento neozelandês.

Bellucci mostrou em quadra algumas mudanças em relação à última temporada no primeiro set, subindo mais à rede para a definição dos pontos. Mas Russell, mais famoso por sua “quase vitória” sobre Gustavo Kuerten em Roland Garros-2001 do que por sua carreira no circuito mundial do tênis, contou com oscilações do brasileiro no segundo set, quando o aproveitamento do saque de Bellucci caiu.

Apesar de o norte-americano começar sacando bem, Bellucci conseguiu aproveitar os momentos erráticos do rival. No sétimo game, Russell cometeu erros não-forçados e o brasileiro conseguiu a quebra de serviço, antes de confirmar seu saque. Russell chegou a precisar salvar o primeiro set point no nono game, antes de Bellucci sacar para definir a parcial e confirmar após 38min contando com um erro de devolução de saque.

DUPLA É ELIMINADA NA NOVA ZELÂNDIA

  • Hamish Blair/Getty Images

    Atual vice-campeã do Torneio de Auckland, a dupla brasileira formada pelos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo não começou bem a temporada e perdeu logo na estreia do evento neozelandês para a parceria do sueco Johan Brunstrom com o australiano Stephen Huss por 2 sets a 0, com duplo 6-4. Com a derrota a dupla brasileira parte para disputar o Aberto da Austrália em Melbourne na próxima semana, primeiro Grand Slam do ano

O brasileiro manteve o bom saque no segundo set e aproveitou o momento oscilante de Russell para garantir mais uma quebra no terceiro game, após longa disputa e uma chance de quebra desperdiçada. Na sequência, Bellucci serviu e pressionou o norte-americano, que mandou na rede e garantiu a confirmação da quebra, com o “pupilo” de Larri Passos abrindo 3 games a 1.

Em uma das jogadas mais disputadas da partida, Russell atacou na rede e Bellucci aplicou um ‘lob’, encobrindo o rival, que conseguiu se recuperar e fez a devolução para ganhar o ponto. Na sequência Bellucci confirmou seu serviço e ficou a um game da vitória, mas viu o norte-americano ganhar o game em serviço e quebrar o seu saque de zero para igualar a partida em cinco games.

A definição do set ficou para o tie-break, quando Michael Russell começou sacando e ganhou o primeiro ponto. Depois do equilíbrio nos primeiros pontos, o norte-americano aproveitou falhas de Bellucci e garantiu a vitória no set ao contar com uma dupla-falta do tenista brasileiro.

O início do terceiro set foi ruim para Bellucci, que já teve o seu serviço quebrado por Russell logo no primeiro game, antes de o norte-americano confirmar seu saque e abrir 2 a 0. Nervoso, o brasileiro cometeu uma dupla-falta e viu o rival crescer abrindo a segunda quebra de serviço e deixando a disputa em 3 a 0.

Bellucci devolveu uma quebra no quarto game da partida após ver o adversário próximo de abrir 4-0. E foi a partir do quarto game que o brasileiro passou a se recuperar. Mesmo tendo problemas para fechar nos pontos decisivos, Thomaz Bellucci confirmou seu serviço e devolveu a segunda quebra contra Russell para igualar o confronto.

Em seu saque, o brasileiro virou a partida com 4 a 3. No 11º game, Bellucci confirmou seu serviço e ficou a um game de fechar o duelo. Depois de perder dois match-points, o brasileiro enfim conseguiu ganhar a partida.

“Foi a vitória da superação. Quando estava em desvantagem, arranjei uma maneira de ganhar a jogo. Hoje joguei com o coração”, afirmou Bellucci após a primeira vitória trabalhando junto a Larri Passos.

Thomaz Bellucci vai enfrentar na segunda rodada o espanhol Tommy Robredo, número 51 do mundo, que se classificou ao bater de virada o norte-americano Michael Venus por 2 sets a 1, com parcias de 6-7(6-8), 6-3, 6-0. Robredo foi responsável por vencer Bellucci na final do Aberto do Brasil de 2009 para ficar com o título.

“O Robredo é experiente, joga com porcentagem, administra bem o jogo e tem variação de jogadas”, analisa Bellucci sobre o próximo rival

“Será um bom jogo para o Thomaz ganhar ritmo. Eles treinaram juntos esta semana e já deu para o Thomaz sentir a bola dele”, completa Larri Passos.

Atualizado à 1h10