Topo

Bellucci consegue 'revanche' contra Robredo e vai às quartas em Auckland

Thomaz Bellucci consegue a sua melhor campanha em Auckland ao bater Tommy Robredo - Phil Walker/Getty Images
Thomaz Bellucci consegue a sua melhor campanha em Auckland ao bater Tommy Robredo Imagem: Phil Walker/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

11/01/2011 22h03

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci garantiu nesta terça-feira a sua classificação para as quartas de final do Torneio de Auckland, na Nova Zelândia, e já melhorou seu retrospecto no evento ao vencer o duelo com o espanhol Tommy Robredo por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 3-6 e 6-1, após 1h48min, em uma “revanche” do Aberto do Brasil de 2009.

Com o resultado, o brasileiro encara o colombiano Santiago Giraldo na próxima fase em Auckland. Na madrugada desta quarta-feira, o sul-americano venceu o espanhol Albert Montanes também em três sets e se classificou. O placar final apontou 6-3, 4-6 e 6-4, após quase duas horas de confronto.

Bellucci já havia treinado com o espanhol durante a semana e entrou bem na partida, usando de forma eficiente o seu saque no primeiro set, após garantir logo no primeiro game da partida a quebra no serviço de Robredo. O brasileiro abriu 2 a 0 e teve chances para aumentar sua vantagem no terceiro game, quando o rival precisou salvar dois break points.

Sem ceder chances ao rival em seu saque, Bellucci teve a primeira chance de fechar o primeiro set durante o serviço de Robredo no nono game, quando o brasileiro saiu de 15-40 e igualou a disputa para ter a vantagem, mas o rival salvou. Ao servir para a parcial, o tenista treinado por Larri Passos confirmou após 43min de disputa.

Assim como já havia ocorrido na partida anterior, contra o norte-americano Michael Russell, Bellucci não conseguiu manter no segundo set o ritmo apresentado anteriormente e acabou tendo o serviço quebrado por Tommy Robredo, que abriu 5 a 2 e não cedeu chances de quebra ao brasileiro.

Mesmo sem conseguir encaixar bem o seu primeiro serviço, Bellucci conseguiu garantir os primeiros games em que sacou e, na disputa do quarto game da partida, o brasileiro pressionou Robredo e conseguiu a quebra para abrir 3 a 1 na parcial. Na sequência, o número um do Brasil confirmou o serviço para ficar a apenas dois games da vitória.

"Fiz mais um bom jogo hoje [terça-feira, no horário de Brasília], com consciência tática e solidez. Estou confiante e pegando mais ritmo. Muito motivado para amanhã [quarta-feira]", postou Bellucci no microblog Twitter logo depois da vitória sobre Robredo.

O brasileiro ainda conseguiu quebrar mais uma vez o serviço de Tommy Robredo no sexto game e garantiu a sua revanche pela final do Aberto do Brasil-2009, único confronto diante de Robredo, para garantir a classificação. Bellucci vai enfrentar nas quartas de final o vencedor entre o espanhol Albert Montañes (número 25 do mundo) e Santiago Giraldo (64º do ranking).

“A solidez do Thomaz fez a diferença hoje. No terceiro set, ele ajustou o seu posicionamento, ganhou a quadra e foi bastante agressivo, além do que está feliz e motivado”, analisou o técnico Larri Passos.

Atualizado à 07h03min