Topo

Tiago Fernandes leva pneu e é eliminado do quali do Aberto da Austrália

Tiago Fernandes foi campeão juvenil do Aberto da Austrália em 2010, mas caiu no quali em 2011 - Jacques Demarthon/AFP
Tiago Fernandes foi campeão juvenil do Aberto da Austrália em 2010, mas caiu no quali em 2011 Imagem: Jacques Demarthon/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/01/2011 08h50

No ano passado, Tiago Fernandes saiu do Aberto da Austrália com a taça do torneio juvenil. Nesta quarta-feira, o alagoano de 17 anos deu um passo adiante na carreira e fez a sua estreia no qualificatório do Grand Slam, mas se deu mal. Foi facilmente eliminado pelo cazaque Evgeny Korolev, com direito a um “pneu”, com parciais de 6-2 e 6-0.

Número 147 do mundo, Korolev precisou de apenas 68 minutos para superar o jovem brasileiro, que teve maior aproveitamento de primeiro saque, mas sofreu com 26 pontos de devolução do adversário.

Fernandes chegou a ter cinco chances de quebra de serviço, e aproveitou uma delas. Mas o cazaque de 22 anos conseguiu quebrar o saque do brasileiro seis vezes, e chegou a aplicar um “pneu” com o 6 a 0 no segundo set.

Korolev já participou quatro vezes da chave principal do Aberto da Austrália, e neste ano terá que passar por outros dois desafios para se classificar novamente. Tiago, por sua vez, nunca havia disputado um qualificatório de Grand Slam entre os profissionais.

O brasileiro está atualmente na posição número 576 do ranking. Depois de se dedicar ao circuito juvenil no ano passado, o alagoano vai se concentrar nos torneios profissionais em 2011. Treinado por Larri Passos, ele fez pré-temporada no instituto do treinador em Camboriú com esse objetivo.

Tiago começou 2011 com uma vitória sobre o brasileiro Thiago Monteiro no qualificatório do Aberto de São Paulo, mas foi eliminado na rodada seguinte pelo compatriota Andrew Lauret. Agora, o alagoano deverá se preparar para a disputa do Challenger de Cingapura, a partir do dia 24.

Outros brasileiros vencem

Enquanto Tiago Fernandes era eliminado, outros dois brasileiros asseguravam vaga na segunda rodada do qualificatório do Aberto da Austrália. Thiago Alves fez 2 sets a 0 no suíço Michael Lammer, com parciais de 6-3 e 7-5. Na sequência, ele poderá enfrentar o suíço Marco Chiudinelli, cabeça-de-chave número 5 .

Rogério Dutra da Silva também começou bem na Austrália, e não teve dificuldades para vencer o russo Evgeny Donskoy por 2 sets a 0, com duplo 6-3. Na segunda rodada, ele vai enfrentar o tcheco Dusan Lojda.