Topo

Dutra da Silva vence a segunda no quali e fica perto da chave na Austrália

Rogério Dutra da Silva está a apenas uma vitória de jogar o seu primeiro Grand Slam da carreira - Divulgação/Copa Petrobras
Rogério Dutra da Silva está a apenas uma vitória de jogar o seu primeiro Grand Slam da carreira Imagem: Divulgação/Copa Petrobras

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

14/01/2011 23h38

O tenista gaúcho Rogério Dutra da Silva, número 159 do ranking mundial, ficou a uma vitória de entrar pela primeira vez na carreira para a disputa da chave principal de um Grand Slam ao vencer na noite desta sexta-feira (manhã de sábado em Melbourne) a segunda partida do qualificatório para o Aberto da Austrália.

Após ter vencido na primeira rodada o russo Evgeny Donskoy e precisar enfrentar uma longa espera para a segunda partida do quali devido à chuva, o brasileiro entrou em quadra para encarar o tcheco Dusan Lojda e após 2h06min de partida conseguiu fechar o duelo por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 2-6 e 6-4.

Dutra da Silva começou a disputa nesta sexta-feira jogando melhor no primeiro set e conseguiu duas quebras no serviço de Lojda para fechar a parcial em 32min. Na volta para o segundo set, o brasileiro foi instável e sofreu duas quebras sem recuperar nenhuma, perdendo a parcial e forçando a disputa do terceiro set, quando Rogério se recuperou e após 1h de disputa conseguiu quebrar o serviço do rival no décimo game para fechar em 6-4.

Esta foi a primeira vez que Rogério Dutra da Silva chegou à terceira rodada do qualificatório de um Grand Slam. Ele já havia tentado no Aberto da Austrália-2007, em Roland Garros-2007, no Aberto dos Estados Unidos-2007 e nas edições de 2007 e 2009 de Wimbledon, parando sempre antes da terceira rodada. Na edição atual do Aberto da Austrália, Rogério entra com o seu melhor ranking na disputa.

O tenista que treina em Balneário Camboriu na academia de Larri Passos terá pela frente na terceira rodada o vencedor do duelo entre o italiano Flavio Cipolla, que eliminou o brasileiro João Souza na primeira rodada, e o alemão Matthias Bachinger.

Já o paulista Thiago Alves não conseguiu passar pelo norte-americano Alex Bogomolov e perdeu de virada por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-3, após 2h22min de partida.

*Atualizado às 3h01