Topo

Federer atropela em sua estreia na Austrália, e Davydenko decepciona

Roger Federer joga na quadra central durante a sua estreia no Aberto da Austrália - Greg Wood/AFP
Roger Federer joga na quadra central durante a sua estreia no Aberto da Austrália Imagem: Greg Wood/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/01/2011 07h16

O suíço Roger Federer começou a defender o seu título no Aberto da Austrália com uma vitória indiscutível sobre o eslovaco Lukas Lacko na estreia. O número 2 do mundo fez 3 sets a 0 com parciais de 6-1, 6-1 e 6-3, em menos de 1h30.

Na segunda rodada, Federer vai enfrentar o francês Gilles Simon, um dos poucos tenistas do circuito que têm retrospecto favorável diante dele. Simon venceu os dois jogos já disputados contra o suíço.

Mas, se Federer estiver tão inspirado quanto na estreia, nem mesmo Simon terá muitas chances. Agressivo, o suíço contabilizou oito aces e 37 bolas vencedoras, e ainda teve aproveitamento de 87% dos pontos disputados em seu primeiro saque.

Assim, derrotou facilmente um rival que deu muito trabalho para Rafael Nadal no ATP de Doha, primeiro torneio do ano. Número 97 do mundo, Lacko conseguiu aplicar um pneu no espanhol antes de ser eliminado.

“Penso que foi um bom jogo, não acho que ele jogou tão mal. Vi algum talento nele também, e é por isso que eu fiquei realmente feliz por ter escolhido a tática certa de pressioná-lo desde o começo. Estou gostando muito do jeito que estou jogando, e fiquei muto contente pelo jeito como as coisas deram certo”, comentou Federer.

Davydenko sai do top 30

Logo em seu primeiro dia, o Aberto da Austrália já teve uma zebra. Cabeça-de-chave número 23, o russo Nikolay Davydenko perdeu para o alemão Florian Mayer por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 4-6, 7-6(7-4) e 6-4.

Acostumado a frequentar as primeiras posições do ranking, o russo deverá perder a 25ª posição e sair do top 30, o que não acontecia com ele desde 2004. A próxima lista da ATP será divulgada após o Aberto da Austrália, no dia 31.

Roddick vence facilmente

O norte-americano Andy Roddick, cabeça-de-chave número 8, teve uma atuação parecida com a de Federer na estreia, e foi impecável em sua vitória por 3 a 0 sobre o tcheco Jan Hajek, com parciais de 6-1, 6-2 e 6-2.

Na segunda rodada, Roddick enfrentará o russo o russo Igor Kunitsyn. “Tive uma boa pré-temporada, e estou me sentindo forte e saudável pela primeira vez em um bom tempo. Eu certamente sinto que estou preparado”, comentou o norte-americano.