Topo

Ivanovic perde em maratona no 3º set; Safina leva 'bicicleta' de Clijsters

Ana Ivanovic reage durante derrota para Ekaterina Makarova no Aberto da Austrália - Nicolas Asfour/AFP
Ana Ivanovic reage durante derrota para Ekaterina Makarova no Aberto da Austrália Imagem: Nicolas Asfour/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/01/2011 07h14

A sérvia Ana Ivanovic não conseguiu passar da primeira rodada do Aberto da Austrália. Nesta terça-feira, em uma batalha que levou o terceiro set a ter 18 games, ela acabou derrotada pela número 49 do mundo Ekaterina Makarova, da Rússia.

Ivanovic salvou match-points no set definitivo, que não tem tie-break em Grand Slams. Mesmo assim, não conseguiu segurar a rival e acabou tendo o jogo definido em 3-6, 6-4 e 10-8, de virada.

"Não pude treinar forte por causa da minha contusão no abdome. Apenas no sábado e no domingo é que consegui fazer treinos mais puxados", justificou a sérvia.

Foram quase três horas de disputa em uma partida equilibrada nos números, e o que acabou fazendo a diferença foram os 12 erros não forçados a mais cometidos por Ivanovic. A musa começou o Grand Slam em 20º lugar no ranking, emas tinha poucos pontos a defender.

No ano passado, a sérvia não passou da segunda rodada. Sua melhor campanha no Aberto da Austrália foi em 2008, quando perdeu somente na decisão para a russa Maria Sharapova. Ex-número 1 do mundo, Ivanovic teve seu momento de consagração na carreira ao vencer Roland Garros naquele mesmo ano.

Clijsters implacável

Já a belga Kim Clijsters humilhou Dinara Safina em um jogo de apenas 44 minutos. Em uma partida de duas ex-número 1 do mundo, ela conseguiu anotar uma “bicicleta” contra a russa, vencendo por um duplo 6-0 na primeira rodada em Melbourne.

Para aplicar dois "pneus", Clijsters teve a ajuda de nada menos do que 14 duplas faltas de Safina, que ainda tem dificuldades para voltar a jogar em alto nível depois das lesões que afetaram seu rendimento no ano passado.

Por sua vez, a belga aplicou 17 bolas vencedoras, o dobro da russa, e cometeu apenas 4 erros não forçados durante a partida, que durou apenas 44 minutos. Na segunda rodada, Clijsters enfrenta a espanhola Carla Suarez Navarro, que bateu a norte-americana Christina McHale.