Topo

Nalbandian vence o desafeto Hewitt no duelo mais longo da primeira rodada

Nalbandian (d) passa por Hewitt: sem esbarrões desta vez, argentino venceu - William West/AFP
Nalbandian (d) passa por Hewitt: sem esbarrões desta vez, argentino venceu Imagem: William West/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/01/2011 12h11

O argentino David Nalbandián estreou no Aberto da Austrália contra o local Lleyton Hewitt, ex-número 1 do mundo. Os dois entraram em quadra nesta terça-feira para reeditar uma rivalidade que marcou o Grand Slam há seis anos. E quem levou a melhor foi o sul-americano, que venceu por 3 sets a 2 e parciais de 3-6, 6-4, 3-6, 7-6 (7-1) e 9-7, no jogo mais longo do torneio até agora: 4h47 de disputa.

Hewitt venceu dois sets com os mesmos gritos de “Come on” que irritaram Nalbandián no Aberto da Austrália de 2005. Naquele jogo, eles se esbarraram durante uma troca de lado, e depois o argentino ainda chamou o rival de mal-educado e disse que “não era o mais limpo dos jogadores”.

Quem venceu aquela partida foi o australiano, com 10 a 8 no quinto set. "Foram quartas de final, há muito tempo. Nós dois estamos mais velhos e com cirurgia no quadril, não é fácil voltar. Jogamos um tênis muito intenso até o final, tivemos câimbras, estávamos muito cansados. Nós lutamos demais até o fim", avaliou Nalbandian sobre o duelo de 2011.

Na partida que marcou o reencontro dos dois em um Grand Slam, o argentino saiu vitorioso após virar um jogo que parecia perdido.

Quando Hewitt se recuperou após sofrer uma quebra no início do terceiro set e sacou para fechar em 6 a 3, Nalbandián mostrou descontrole psicológico em meio às vaias da torcida, jogou a raquete no chão e até levou bronca do juiz. Para piorar, o australiano começou a quarta parcial já quebrando o saque, e a vitória parecia estar encaminhada.

Hewitt abriu 3 a 1 no quarto set, mas foi aí que começou a reação de Nalbandián. Arriscando mais, o argentino também errava muito, mas conseguiu virar a parcial e chegou a ter a chance de sacar para fechar. O australiano empatou e forçou o tie-break, mas sofreu uma pane e perdeu o desempate por 7 a 1.

Nalbandián chegou mais inteiro ao set decisivo e logo conseguiu a sua quebra. O argentino perdeu a primeira chance de sacar para fechar ao ter o serviço quebrado, mas Hewitt empatou e levou o jogo a uma longa disputa. O australiano perdeu dois match-points e acabou sendo superado após 16 games.

Nalbandián encerrou o jogo com estilo, aplicando um lob em Hewutt no último ponto. O adversário do argentino na segunda rodada será o lituano Richard Berankis, número 95 do mundo.

Tsonga: virada no sufoco

Vice-campeão do Aberto da Austrália em 2008, o francês Jo-Wilfried Tsonga foi outro que sofreu muito para avançar à segunda rodada. O adversário dele era o alemão Philipp Petzschner, que venceu os dois primeiros sets, mas depois levou a virada e perdeu por 3 a 2.

Com parciais de 4-6, 2-6, 6-2, 6-3, 6-4, Tsonga precisou de três horas e meia para despachar o 57º do ranking. Número 13 do mundo, Tsonga agora vai enfrentar o italiano Adnreas Seppi na segunda rodada.