Topo

Federer e Djokovic levam sufoco, mas avançam à terceira rodada

Roger Federer vibra durante vitória sobre Gilles Simon no Aberto da Austrália - REUTERS/David Gray
Roger Federer vibra durante vitória sobre Gilles Simon no Aberto da Austrália Imagem: REUTERS/David Gray

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/01/2011 11h13

Dois dos principais favoritos ao título do Aberto da Austrália tiveram que batalhar para avançar à terceira rodada nesta quarta-feira. Novak Djokovic precisou de quatro sets e mais de três horas para derrotar o croata Ivan Dodig, número 81 do mundo. Já o suíço Roger Federer teve até mais trabalho diante do francês Gilles Simon.

Federer precisou de cinco sets para vencer por 3 a 2 e parciais de 6-2, 6-3, 4-6, 4-6 e 6-3. Foi a primeira vez que o suíço conseguiu vencer o francês na carreira. Nos dois confrontos anteriores, Simon havia levado a melhor. Atualmente na 34ª colocação do ranking, Simon já foi top 10 e vinha do título do ATP de Sydney.

Agora, Federer vai enfrentar o belga Xavier Malisse, número 45 do mundo, que passou pelo espanhol Albert Montanes por 3 a 0. Os dois são velhos conhecidos, e se enfrentaram pela primeira vez em 1999, com vitória de Malisse. O suíço venceu os sete confrontos seguintes.

Para conseguir quebrar o tabu diante de Simon, Federer precisou se esquivar dos inspirados contra-ataques do francês, que conseguiu 55 bolas vencedoras e cometeu 11 erros não forçados a menos do que o suíço.

Arrasador nos dois primeiro sets, o suíço relaxou a partir da terceira parcial e permitiu a reação do francês, que empatou o jogo e levou a decisão para o quinto set.

Mas o número 2 do mundo contou com mais eficiência no saque para assegurar a vitória com 80% de aproveitamento de primeiro saque, contra apenas 56% do rival.

“Espero que a gente não se enfrente mais”, comentou Federer após vencer o indigesto adversário. “Hoje eu tive sorte. Fico feliz por ter vencido e por continuar no torneio”, completou o atual campeão do torneio.

Com a vitória, Federer chegou a 56 vitórias no Aberto da Austrália e igualou o recorde do sueco Stefan Edberg.

Djokovic: 3 a 1

O sérvio Novak Djokovic teve mais dificuldades do que o esperado contra o croata Ivan Dodig pela segunda rodada. O número 3 do mundo precisou de 3h20 para vencer por 3 sets a 1, com parciais de 7-5, 6-7 (8-10), 6-0 e 6-2.

Na próxima rodada, Djokovic fará um duelo sérvio contra Viktor Troicki, que passou pelo francês Nicolas Mahut nesta quarta. Os dois foram os destaques da conquista do título da Sérvia na Copa Davis do ano passado.

Djokovic fez um primeiro set muito disputado contra Dodig, e só conseguiu definir quando quebrou o serviço do croata para fazer 7 a 5. Na segunda parcial, o jogo continuou equilibrado, e só foi decidido no tie-break.

Dodig batalhou pela vitória por 10 a 8 no desempate e fez com que Djokovic perdesse seu primeiro set na competição. Mas o sérvio respondeu com um ‘pneu’, e passou a dominar o adversário até vencer na parcial decisiva.

“Acho que o lado positivo desse jogo foi o fato de eu ter sido desafiado, fui levado aos meus limites nos dois primeiro sets e fiquei quase três horas e meia na quadra. Não estou fisicamente cansado, estou me sentindo bem em quadra, mas não fiquei feliz com o que eu joguei nos dois primeiros sets”, avaliou o sérvio.