Topo

Venus vence no sacrifício e entra na mira de Sharapova na Austrália

Venus Williams saca durante vitória na segunda rodada do Aberto da Austrália - Julian Finney/Getty Images
Venus Williams saca durante vitória na segunda rodada do Aberto da Austrália Imagem: Julian Finney/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/01/2011 06h48

A norte-americana número 5 do mundo Venus Williams voltou a sofrer com lesões na segunda rodada do Aberto da Austrália nesta quarta-feira. Após superar as dores na coxa direita, ela conseguiu virar o jogo contra a tcheca Sandra Zahlavova e venceu por 2 a 1 com parciais de 6-7 (6-8), 6-0 e 6-4.

Venus operou o joelho após o Aberto dos Estados Unidos no ano passado, e só voltou a jogar oficialmente no Aberto da Austrália. Depois de uma boa estreia contra a italiana Sara Errani, ela voltou a se preocupar com a parte física.

Após abrir 4 a 1 no primeiro set, Venus passou a sentir as dores na coxa e permitiu a reação da tcheca, que venceu no tie-break. Antes do começo do segundo set, a norte-americana pediu atendimento médico e voltou com bandagens na perna.

A medida deu certo, e Venus rebateu o revés com um “pneu” no segundo set. Na terceira parcial, a norte-americana voltou a ter trabalho, mas conseguiu uma quebra no sétimo game e encaminhou a vitória que a colocou na terceira rodada do Grand Slam.

“Foi uma batalha. Tive que tentar manter a calma. Se eu chegasse ao ponto de não conseguir mais me mexer, iria abandonar o jogo. Não faço isso há muito tempo. Foi amargo, mas consegui chegar até o fim”, comentou Venus.

A próxima adversária de Venus será a alemã Andrea Petkovic, número 33 do mundo, que bateu a britânica Anne Keothavong. Caso vença, ela aguardará um possível confronto com a russa Maria Sharapova nas oitavas de final. A musa também venceu nesta quarta, e entrou em rota de colisão com a norte-americana.

Vitória de Sharapova

A russa número 16 do mundo teve trabalho contra a francesa Virginie Razzano, e precisou de duas horas para vencer por 2 a 0 e parciais de 7-6(7-3) e 6-3. Errática, Sharapova quase se complicou no primeiro set depois de perder duas chances de sacar para fechar.

Após sair perdendo por 3 a 0, a russa se recuperou no primeiro set, e poderia ter fechado em 6 a 4 ou 7 a 5. Mas foi apenas o tie-break que definiu a parcial. No segundo set, Sharapova voltou a ter o saque quebrado, mas devolveu a tempo de fazer 6 a 3 diante da francesa número 100 do mundo.

Derrotada, a francesa Razzano reclamou do excesso de gritos de Sharapova: “Foi a primeira vez que joguei contra ela, e não sabia que ela chorava desse jeito. Foi difícil, mas eu tive que me acostumar”, comentou a tenista.

Sharapova já conhece a sua adversária na terceira rodada. Será a alemã Julia Georges, número 38 do mundo, que despachou a cabeça-de-chave Kaia Kanepi, da Estônia, por 2 sets a 1. Desse confronto sairá a rival da vencedora do próximo jogo de Venus Williams.