Topo

Bellucci perde batalha de mais de 4h30 e é eliminado por tcheco na Austrália

  Thomaz Bellucci venceu dois tie-breaks, mas acabou eliminado no quinto set - Greg Woo/AFP
Thomaz Bellucci venceu dois tie-breaks, mas acabou eliminado no quinto set Imagem: Greg Woo/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/01/2011 05h52

O brasileiro Thomaz Bellucci, 30º do ranking mundial, não conseguiu melhorar seu histórico no Aberto da Austrália e caiu novamente na segunda rodada do torneio ao perder para o experiente tenista tcheco Jan Hernych, número 241 do mundo, por 3 sets a 2, com parciais de 6-2, 6-7(11-13), 6-4, 6-7(3-7) e 8-6, após 4h36min de partida na quadra 18 do Grand Slam australiano.

"Foi um jogo duríssimo, o tcheco jogou reto o tempo inteiro. Lutei até o final, mudei a característica de jogo, mas quanto mais forte eu entrava no ponto, melhor ele contra-atacava. Fiz de tudo, usei um arsenal de golpes. No final, o jogo poderia ir para qualquer um, mas o tcheco acabou fechando com uma paralela na linha", observou o número 1 do Brasil.

Bellucci não começou bem na partida e demorou a conseguir encontrar seu jogo em quadra. O brasileiro teve seu serviço quebrado logo no segundo game e voltou a falhar no saque no quarto game, facilitando para que seu rival pudesse abrir 5 games a 0 no duelo.

O jogador treinado por Larri Passos esboçou uma reação no final do set e depois de confirmar pela primeira vez na partida o seu serviço, ainda conseguiu a quebra o saque do rival para diminuir sua desvantagem. Embalado, Bellucci chegou a abrir 40-15 em serviço contra Hernych para fazer seu terceiro game, mas acabou levando a virada e perdeu o set.

A segunda parcial da partida foi marcada pelo equilíbrio, com o brasileiro recuperando a eficiência em seu serviço, mas tendo problemas para quebrar o serviço de Hernych. Ao perder a chance de quebra no nono game, o brasileiro acabou tendo de disputar o tie-break, que foi um dos mais longos do torneio até aqui.

LARRI APROVA ATUAÇÃO

Thomaz foi guerreiro, uma atitude que os brasileiros vão passar a se orgulhar. Em nenhum momento desistiu. Não posso reclamar de nada, nos break-points o Hernych sacou muito bem. Alguns detalhes de posicionamento ainda precisam ser acertados, principalmente quando o Thomaz joga com profundidade. O ano está começando e vejo com otimismo o que ele fez hoje

Larri Passos, treinador de Thomaz Bellucci

Os dois tenistas tiveram chances de fechar o set e após 23 pontos disputados, com Bellucci precisando salvar três set points, o brasileiro finalmente fechou em 13 a 11 e igualou a partida em Melbourne.

Thomaz Bellucci iniciou o terceiro set tendo dificuldades para confirmar os seus serviços e cedeu break points nos três primeiros games em saque, sendo quebrado no segundo deles por Hernych, que chegou a abrir 3 a 1, mas viu Bellucci reagir e empatar devolvendo a quebra no sexto game.

O brasileiro passou a liderar a partida, mas sem conseguir uma nova quebra no serviço de Jan Hernych, que pressionou Bellucci e obteve a quebra de serviço em um momento importante da partida, o nono game. Ao sacar para o set, o tcheco saiu de um placar adverso de 0-30 e fechou a parcial.

Bellucci começou o quarto set se complicando e foi quebrado logo no terceiro game, mantendo a instabilidade nos games em serviço. Depois de ver o rival abrir 3 a 1, o brasileiro confirmou seu saque seguinte e teve duas chances de devolver a quebra, mas demorou a conseguir a igualdade na partida.

ANÁLISE DO FININHO

Se por um lado fica a frustração e já vejo a galera metendo o pau nele injustamente, ele vem mostrando evolução física e mentalmente ele é outro jogador. Leia mais

A decisão acabou ficando novamente para o tie-break, quando Bellucci chegou a abrir um mini-break e teve vantagem de 3 a 1, mas cedeu pontos a Hernych novamente e viu o rival empatar. Na sequência, o brasileiro não perdeu mais nenhum ponto no desempate e fechou para forçar a disputa do quinto set.

Thomaz Bellucci teve chances de quebrar o serviço de Jan Hernych nos dois primeiros games iniciados pelo adversário, mas o brasileiro desperdiçou as três bolas de quebra que teve. Por outro lado, o tcheco teve a chance de quebrar o número um do Brasil e confirmou para abrir 3 a 1 no quarto game. Mas logo em seguida o pupilo de Larri Passos se recuperou e devolveu a quebra de serviço. Após salvar um match point no 14º game do set, Bellucci acabou sendo derrotado no ponto seguinte.