Topo

Del Potro não resiste a Baghdatis e é eliminado na segunda rodada

Del Potro recebe atendimento durante derrota para Marcos Baghdatis - Cameron Spencer/Getty Images
Del Potro recebe atendimento durante derrota para Marcos Baghdatis Imagem: Cameron Spencer/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/01/2011 10h42

Ainda fora do ritmo e em recuperação da cirurgia feita no punho no ano passado, o argentino Juan Martin Del Potro foi superado pelo cipriota Marcos Baghdatis na segunda rodada do Aberto da Austrália.

Número 22 do mundo, Baghdatis venceu por 3 sets a 1 com parciais de 6-1, 6-3, 4-6 e 6-3. Finalista do Aberto da Austrália de 2006, o cipriota terá um duro desafio na terceira rodada: o austríaco Jurgen Melzer, 11º do ranking.

Del Potro, por sua vez, ao menos deixou o torneio inteiro, já que foi no Aberto da Austrália do ano passado que o argentino sentiu a lesão no punho direito, ao abandonar o jogo de oitavas de final contra o croata Marin Cilic.

Aquela contusão comprometeu a temporada de 2010 para Del Potro, que passou por uma cirurgia em maio e só voltou a jogar em setembro. Ele era o quinto melhor do ranking mundial, e agora ocupa a posição número 236 na lista da ATP.

Contra Baghdatis, Del Potro foi agressivo e dominou as jogadas disputadas na rede, mas foi superado em todos os outros fundamentos. No primeiro set, Baghdatis compensou o baixo aproveitamento de primeiro saque com inspiração nos golpes, e logo se impôs a Del Potro conseguindo cinco games seguidos para fechar por 6 a 1, em meia hora.

O argentino resistiu um pouco mais na segunda parcial, mas acabou errando demais e cedeu outras duas quebras para o cipriota. Del Potro só conseguiu quebrar o saque de Baghdatis pela primeira vez no terceiro set.

O argentino chegou a abrir 3 a 1, mas não conseguiu manter o ritmo e logo se viu com desvantagem de 4 a 3. Del Potro então conseguiu uma boa sequência de golpes que o levaram a ganhar três games seguidos, ganhar a parcial e se manter vivo no jogo.

O momento era bom para o argentino, que ainda viu Baghdatis pediu atendimento médico com bolhas no pé. Mas o cipriota voltou com tudo e quebrou o saque do argentino logo na primeira oportunidade. A vantagem foi mantida até o encerramento da partida depois de duas horas e meia.