Topo

Sharapova sofre, mas vira e avança às oitavas; Henin é eliminada

Maria Sharapova comemora vitória sobre Julia Georges na terceira rodada - REUTERS/Petar Kujundzic
Maria Sharapova comemora vitória sobre Julia Georges na terceira rodada Imagem: REUTERS/Petar Kujundzic

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/01/2011 06h54

A russa Maria Sharapova passou pelo seu primeiro teste real no Aberto da Austrália na terceira rodada, contra a alemã Julia Georges, número 38 do mundo. De virada, a musa conseguiu uma vitória por 2 a 1 e parciais de 4-6, 6-4 e 6-4, assegurando sua vaga para as oitavas de final.

Sharapova cometeu 11 duplas faltas e teve baixo aproveitamento de primeiro saque, o que deu espaço para a alemã conseguir três quebras que complicaram a vida da russa, especialmente nos dois primeiros sets. A russa precisou de duas horas e meia para definir a partida.

Foi só depois de uma quebra no quinto game do segundo set que Sharapova conseguiu ficar com vantagem no placar pela primeira vez no jogo. Após empatar a partida, a russa voltou embalada para a terceira parcial e logo abriu 4 a 0 para encaminhar a vitória.

Atualmente na 16ª posição do ranking, a ex-número 1 do mundo avançou às oitavas de final do Aberto da Austrália pela primeira vez desde 2008, ano em que foi campeã do torneio na final contra Ana Ivanovic. Em 2009 ela não participou por lesão, e no ano passado caiu logo na estreia.

Tentando voltar ao top 10, a russa terá pela frente nas oitavas de final a vencedora do jogo entre a norte-americana Venus Williams e a alemã Andrea Petkovic. Sharapova e Venus já se enfrentaram seis vezes, e cada uma tem três vitórias.

Henin perde

Também pela terceira rodada, a belga Justine Henin, ex-número 1 do mundo e 13ª do ranking, não resistiu à russa Svetlana Kuznetsova e perdeu em dois sets, com parciais de 6-4 e 7-6 (10-8), em duas horas de disputa.

O duelo envolveu duas vencedoras de Grand Slam. Henin tem sete, um deles no Aberto da Austrália. Quem levou a melhor foi a russa, campeã de Roland Garros em 2009 e do Aberto dos Estados Unidos de 2004. Ela cometeu menos erros não forçados e terminou com 24 winners, contra 20 da belga. Kuznetsova atualmente está na 26ª posição do ranking.

“Ela simplesmente foi melhor do que eu, especialmente nos momentos importantes. Tive algumas oportunidades no segundo set, mas nunca assumi o controle do jogo. Estava longe disso. Nunca aproveitava as boas chances, e ela foi muito mais agressiva. Então isso fez uma grande diferença”, avaliou Henin.