Topo

Nadal supera tenista local e enfrenta Cilic nas oitavas do Aberto da Austrália

Rafael Nadal avançou sem maiores problemas às oitavas no Aberto da Austrália - AFP
Rafael Nadal avançou sem maiores problemas às oitavas no Aberto da Austrália Imagem: AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/01/2011 10h50

Rafael Nadal superou neste sábado a empolgação do jovem Bernard Tomic e da torcida, que apoiava o tenista local, para vencer o rival australiano por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 7-5 e 6-3. Agora nas oitavas de final, o número 1 do mundo encara o croata Marin Cilic, que passou por uma batalha de 4h32 contra John Isner.

Após eliminar o brasileiro Marcos Daniel na estreia e passar pelo norte-americano Ryan Sweeting na segunda rodada, Nadal teve um pouco mais de trabalho contra Tomic, número 199 do ranking da ATP, e pela primeira vez no torneio perdeu mais de dois games em um mesmo set.

Em um início de jogo nervoso, Bernard Tomic superou com muita dificuldade o espanhol, confirmou seu serviço e abriu 1 a 0. Rafa Nadal também teve trabalho, mas empatou na sequência. Com o tenista da casa nervoso, o número 1 do mundo quebrou o primeiro saque da partida e virou o placar para 2 a 1.

Rafael Nadal se aproveitou bem do nervosismo do jovem Tomic, dominou o jogo e venceu com certa tranquilidade o set inicial por 6 a 2 na Austrália após 44 minutos.

Porém, o panorama no segundo set foi totalmente diferente. O australiano Tomic começou sacando bem para confirmar seu serviço e abrir 1 a 0. Embalado, o tenista local surpreendeu Nadal, quebrou o serviço adversário e fez 2 a 0.

Sem perder nenhum ponto no saque Bernard Tomic seguiu bem para fazer 3 a 0 e, na sequência, conseguiu nova quebra, abrindo 4 a 0 sobre o melhor do mundo e levar a torcida australiana ao delírio.

Nadal enfim acordou no set e recuperou uma das quebras, fazendo seu primeiro game. O espanhol ganhou moral e começou a correr atrás do placar. Em pouco tempo, ele empatou o duelo em 4 a 4.

Tomic voltou a sacar bem, e com 3 aces fez 5 a 4 no segundo set. Rafa Nadal não desperdiçou seu serviço e igualou novamente o marcador. O espanhol conseguiu mais uma quebra e sacou firme para fechar o segundo set em 7-5.

Com muitos erros no início do terceiro set, Tomic permitiu a quebra de Nadal logo de cara. Depois, o espanhol salvou break-point e fez 2 a 0. O australiano endureceu o jogo até o 4-3 em favor de Nadal.

Então o espanhol conseguiu mais uma quebra, confirmou seu favoritismo contra Tomic e fechou o terceiro set e o jogo em 6-3, após 2h30 de partida na Austrália.