Topo

Federer iguala recorde, bate Robredo e avança às quartas na Austrália

Suíço Roger Federer comemora mais uma vitória no Aberto da Austrália - AP Photo/John Donegan
Suíço Roger Federer comemora mais uma vitória no Aberto da Austrália Imagem: AP Photo/John Donegan

Do UOL Esporte

Em São Paulo *

23/01/2011 07h57

Roger Federer continua escrevendo seu nome na história do tênis. Desta vez, o suíço igualou o recorde do norte-americano Jimmy Connors ao alcançar pela 27ª vez consecutiva a fase quartas de final de um torneio Grand Slam ao bater, por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 3-6, 6-3 e 6-2, o espanhol Tommy Robredo no Aberto da Austrália.

A última vez que Federer não alcançou as quartas de um torneio de grande porte foi em 2004, quando caiu para o brasileiro Gustavo Kuerten na terceira fase do torneio de Paris.

Porém, a partida da madrugada deste domingo não foi fácil para o número 2 do mundo. Federer começou bem, com três aces seguidos, e parecia que não teria dificuldades para passar pelo espanhol, ao vencer o set inicial por 6 a 3.

Já no segundo set, o saque de Federer não foi tão eficaz e alguns erros permitiram a reação de Robredo, que devolveu o 6-3 e empatou o duelo em 1 a 1. O suíço voltou mais concentrado e agressivo, conseguiu uma quebra no set seguinte e voltou a vencer. Embalado, Roger Federer não teve dificuldade para fechar o jogo em 3 a 1 após 2h25.

Tommy Robredo acumula agora dez partidas contra Roger Federer, sem somar uma única vitória. Nas quartas de final da Austrália, Federer encara o também suíço Stanislas Wawrinka, que venceu o norte-americano Andy Roddick, número 8 do mundo, por 3 a 0.

* Atualizada às 11h00