Topo

Sempre no controle, Nadal elimina Cilic e confirma vaga nas quartas

Rafael Nadal comemora ponto durante oitavas de final do Aberto da Austrália - Rungroj Yongrit/EFE
Rafael Nadal comemora ponto durante oitavas de final do Aberto da Austrália Imagem: Rungroj Yongrit/EFE

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

24/01/2011 09h17

Apesar de encontrar alguma resistência de Marin Cilic, Rafael Nadal esteve sempre no controle da partida válida pelas oitavas de final do Aberto da Austrália. O número 1 do mundo confirmou vaga para a próxima fase sem sustos e mantém a moral em alta para tentar o título em Melbourne. O espanhol passou por Cilic com 3 sets a 0, parciais de 6-2, 6-4 e 6-3.

Nas quartas de final, Nadal irá ter um compatriota como rival. David Ferrer venceu o jovem canadense Milos Raonic por 3 sets a 1 (4-6, 6-2, 6-3 e 6-4) e garantiu o direito de tentar vaga na semifinal do Grand Slam contra o melhor do mundo.

Logo no primeiro game de serviço do croata, Rafael Nadal apertou o adversário e obteve sucesso com uma quebra para abrir vantagem e ganhar moral. O jogo ficou equilibrado e o espanhol teve que batalhar para confirmar o seu saque no quarto game. Após ser pressionado por Cilic, o número 1 do mundo voltou ao comando do jogo.

Sem dificuldades, Nadal abriu 5-1. Número 15 do ranking da ATP, Cilic bem que tentou se recuperar no primeiro set, mas o seu rival fechou a porta nos momentos mais importantes. Com um erro não-forçado do croata, o espanhol garantiu 6-2 para fechar a primeira parcial.

Cilic continuou arriscando no início do segundo set, mas Nadal soube responder bem para se livrar dos problemas causados pelo adversário, que teve boa oportunidade no quarto game. Enquanto Cilic tentava, o melhor do mundo garantia vantagem.

Com uma quebra, Nadal abriu vantagem de 5-3 e ficou perto de conquistar o segundo set. No entanto, encontrou resistência de Cilic, que teve uma oportunidade de quebra. O espanhol não se incomodou e se manteve no comando para garantir o set point e fechar em 6-4.

O terceiro set foi marcado pela paciência de Nadal, que esperou o momento certo para atacar o adversário croata. A primeira oportunidade aconteceu no quinto game, mas o espanhol não conseguiu aproveitar. Em nova chance – desta vez no sétimo game – Nadal não desperdiçou e abriu 4-3. Em vantagem, ele cresceu no jogo e, com mais uma quebra, fechou o jogo em 6-3.