Topo

Ucraniano surpreende Soderling e vai às quartas no Aberto da Austrália

Dolgopolov faz devolução na vitória sobre Robin Soderling pelo Aberto da Austrália - Andrew Brownbill/AP
Dolgopolov faz devolução na vitória sobre Robin Soderling pelo Aberto da Austrália Imagem: Andrew Brownbill/AP

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

24/01/2011 00h48

Uma das surpresas do Aberto da Austrália deste ano, o ucraniano Alexandr Dolgopolov voltou a aprontar na madrugada desta segunda-feira e eliminou o sueco Robin Soderling, número quatro do ranking mundial, para garantir a classificação para as quartas de final do Grand Slam ao vencer por 3 sets a 2, com parciais de 1-6, 6-3, 6-1, 4-6 e 6-2, após 2h35min de partida.

Aos 22 anos, Alexandr Dolgopolov não tem nenhum título ATP na carreira e jamais havia passado da terceira rodada de um Grand Slam. Mas depois de se destacar eliminando o francês Jo-Wilfried Tsonga, o ucraniano jogou pela primeira vez contra Soderling e venceu de virada.

Na disputa pela vaga na semifinal do Aberto da Austrália, Dolgopolov vai enfrentar o britânico Andy Murray, vice-campeão do torneio no ano passado. O número 5 do mundo eliminou o austríaco Jurgen Melzer com um verdadeiro passeio: 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-1 e 6-1.

O início da partida não foi bom para Dolgopolov, que viu Robin Soderling dominar os pontos e garantir a quebra der serviço logo no primeiro game de saque do ucraniano. Dolgopolov conseguiu seu único game no set após o rival estar com vantagem de 3 a 0 e não voltou a vencer games na parcial, perdida depois de apenas 21 minutos.

Mas o que caminhava para ser uma vitória tranquila de Soderling ao final do primeiro set mudou completamente na parcial seguinte. O sueco obteve uma quebra de serviço logo no terceiro game, mas errou e viu Dolgopolov recuperar a quebra para igualar o set, antes de confirmar seu serviço e voltar a aplicar uma quebra em Soderling e empatar a partida em parciais.

A volta para o terceiro set mostrou Soderling um pouco abatido e o adversário ucraniano aproveitou para tirar vantagem. O número quatro do mundo ainda ganhou o primeiro game com dificuldades, mas na sequência perdeu seis games consecutivos, sendo três quebras de serviço e a última de zero para Dolgopolov virar o jogo.

O que se mostrou desfavorável a Soderling no segundo e terceiro sets mudou novamente na quarta parcial, quando o ucraniano Alexandr Dolgopolov não entrou bem e sofreu duas quebras de serviço do adversário, que abriu 4 a 0. Soderling começou a se complicar na parcial e perdeu três games seguidos, mas conseguiu fechar e forçar o quinto set.

O tenista sueco iniciou o quinto set com uma quebra no serviço de Dolgopolov, mas logo no game seguinte o ucraniano devolveu a quebra e virou o placar da parcial. Sem conseguir jogar bem, Soderling sofreu mais uma quebra e viu o adversário ficar perto da vitória ao abrir 5 a 2. Dolgopolov teve três match points no saque do sueco, que conseguiu salvar. No quarto match point, Dolgopolov contou com uma devolução na rede de Soderling para fechar o duelo.

* Atualizada às 06h41