Topo

Djokovic passa por Berdych e define teste na semifinal contra Federer

Novak Djokovic comemora ponto durante triunfo sobre tcheco no Aberto da Austrália - Petar Kujundzic/Reuters
Novak Djokovic comemora ponto durante triunfo sobre tcheco no Aberto da Austrália Imagem: Petar Kujundzic/Reuters

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

25/01/2011 09h14

O jogo desta terça-feira contra Tomas Berdych foi desgastante, mas Novak Djokovic convenceu dentro de quadra. O sérvio teve dificuldades no segundo set, mas mostrou ótimo ritmo nas demais parciais para conquistar a vitória por 3 sets a 0, com 6-1, 7-6 (7-5) e 6-1, e garantir presença na semifinal. Agora, Djoko terá pela frente um grande teste contra o velho conhecido Roger Federer no Aberto da Austrália.

No histórico entre os dois tenistas no circuito, Federer lidera com 13 a 6. O suíço está embalado após exibição de gala e vitória sobre o compatriota Stanislas Wawrinka. O segundo melhor do mundo fechou a partida após somente 1h46min, com 3 sets a 0 [6-1, 6-3 e 6-3].  Federer vai disputar a sua oitava semifinal em Melbourne disposto a tudo para garantir mais uma final.

Mas Djokovic também tem as suas armas. No jogo contra Berdych, ele começou a complicar o rival no quarto game do primeiro set, com as primeiras três oportunidades para quebrar o adversário. O sérvio falhou após um longo rali e um saque perfeito de Berdych, mas não desperdiçou a oportunidade seguinte para abrir vantagem. Disposto a se recuperar, o tcheco partiu para cima.

  • Federer vence com apresentação de gala e vai à oitava semifinal na Austrália

    Em uma apresentação de gala exibindo sua técnica na Rod Laver Arena, o suíço Roger Federer não tomou conhecimento de seu compatriota Stanislas Wawrinka e garantiu a classificação como primeiro semifinalista na chave masculina do Aberto da Austrália ao vencer a partida por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 6-3 e 6-3, após 1h46min.

Com o placar de 4-1 contra, Berdych foi mais agressivo. Entretanto, não obteve sucesso, viu o seu saque ser ameaçado mais uma vez e sofreu nova decepção. Djokovic aproveitava todas as chances e garantiu mais um break-point para anotar 5-1. Com facilidade, o número 3 do mundo confirmou o serviço e fechou a parcial sem sustos.

O jogo ficou duro para Djoko no segundo set. Berdych atrapalhou o serviço adversário no quarto game do segundo set e aproveitou para marcar 3-1. A vantagem do tcheco não durou muito tempo, pois o 3º melhor do mundo soube pressionar o rival para se recuperar no jogo e igualar o placar em 4-4.

Com maior controle do jogo, Berdych pressionou para tentar fechar a parcial, mas não conseguiu. Sem quebras, a definição do segundo set foi para o tie-break. No desempate, Djokovic, com alguma dificuldade, conseguiu dominar o adversário para conquistar 7-5.

Djokovic teve chance de quebrar Berdych no quarto game, mas o tcheco mostrou categoria e reflexo para se defender. Mas o sexto do ranking ainda não havia definido o serviço, e o sérvio foi para cima. A pressão deu certo, e Djoko abriu 3-1. Absoluto, Djokovic seguiu dominando e fechou o confronto com um 6-1.