Topo

Henin sofre lesão e anuncia aposentadoria pela segunda vez

Justine Henin alegou uma lesão no cotovelo e anunciou o fim da sua carreira - Yorick Jansens/AFP
Justine Henin alegou uma lesão no cotovelo e anunciou o fim da sua carreira Imagem: Yorick Jansens/AFP

Das agências internacionais

Em Bruxelas (Bélgica)

26/01/2011 13h39

A belga Justine Henin, ex-número 1 do mundo e vencedora de sete Grand Slams, confirmou nesta quarta-feira que deixará o circuito profissional de tênis. Já é a segunda vez que ela anuncia aposentadoria.

HENIN DIZ QUE NÃO VOLTA

Desta vez, de maneira definitiva, encerro um capítulo incrível da minha vida

Henin alegou que sofreu uma grave lesão no cotovelo, e que por isso não terá mais como continuar jogando com a mesma competitividade. A belga de 28 anos se aposentou pela primeira vez em 2008, quando ainda estava na liderança do ranking.

No ano passado, ela voltou a jogar tênis, e terminou a temporada de 2010 na 12ª posição do ranking feminino. Desde o seu retorno às quadras, ela conquistou dois títulos e chegou à final do Aberto da Austrália do ano passado, sendo derrotada por Serena Williams.

“Os exames médicos são claros, meu cotovelo está muito desgastado e frágil para seguir exercendo minha paixão e meu ofício no mais alto nível”, lamentou Henin em uma carta publicada na sua página pessoal.

“Depois de refletir muito, decidi que é o momento de encarar a realidade e terminar a minha carreira, ainda que seja duro, porque voltei com muita vontade de lutar”, completou a belga, que disse estar em “estado de choque” com a sua própria decisão.

Os problemas com o cotovelo se agravaram pela primeira vez após o torneio de Wimbledon no ano passado. Henin passou por uma cirurgia no local, e só voltou a jogar em janeiro, pela Copa Hopman.

Defendendo os pontos do vice-campeonato do Aberto da Austrália, Henin foi eliminada logo na terceira rodada pela russa Svetlana Kuznetsova. Em seguida, ela retornou à Bélgica para ser examinada pelos médicos, e o resultado não foi dos melhores.

“Desta vez, de maneira definitiva, encerro um capítulo incrível da minha vida”, declarou Henin. A belga se despede do tênis com 43 títulos individuais, incluindo quatro de Roland Garros, dois Abertos dos Estados Unidos, um Aberto da Austrália e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004.