Topo

Na Li salva match point, bate Wozniacki e põe China em primeira final de Slam

Caroline Wozniacki lamenta ponto perdido na derrota de virada para a chinesa Na Li - Cameron Spencer/Getty Images
Caroline Wozniacki lamenta ponto perdido na derrota de virada para a chinesa Na Li Imagem: Cameron Spencer/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/01/2011 03h17

A número um do mundo Caroline Wozniacki não conseguiu chegar à final para tentar o primeiro título de Grand Slam da carreira ao perder na madrugada desta quinta-feira a semifinal do Aberto da Austrália para a chinesa Na Li de virada por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 7-5 e 6-3, após 2h34min de partida, garantindo pela primeira vez na história uma chinesa na decisão de um Major.

Com o seu terceiro triunfo diante de Caroline Wozniacki em quatro confrontos disputados, Na Li garantiu ainda a manutenção de sua invencibilidade na temporada ao vencer a 11ª partida consecutiva e podendo chegar ao seu segundo título em 2011 após ter iniciado o ano vencendo o Torneio de Sydney.

Pela decisão do Grand Slam, Na Li terá pela frente a belga Kim Clijsters, que bateu a russa Vera Zvonareva por 2 sets a 0 e duplo 6-3.

Com a liderança do ranking já assegurada, Wozniacki começou o jogo com Na Li arriscando menos e ficando quase todo o tempo no fundo da quadra, enquanto a chinesa avançava para buscar a definição dos pontos. Com os erros não-forçados de Na Li, a dinamarquesa chegou a abrir 2-0, mas cedeu e permitiu a igualdade.

Depois de confirmar seu serviço, Wozniacki contou novamente com erros seguidos de Na Li e conseguiu abrir 5 games a 2 na partida. Em serviço, a chinesa confirmou seu serviço e deixou para a número um do mundo tentar definir o set em seu saque. Mesmo oscilando com uma dupla-falta no game final, Caroline Wozniacki conseguiu fechar a parcial após 39 minutos de disputa.

No retorno para o segundo set, Na Li entrou para confirmar bem o seu serviço no primeiro game, mas não teve uma boa sequência a partir do segundo game. Com Wozniacki confirmando o seu serviço para igualar a disputa, a chinesa sofreu uma quebra e viu a adversária abrir 3 a 1.

Wozniacki venceu o sexto game em seu serviço para abrir 4 a 2 e contou com os mesmos problemas apresentados anteriormente por Na Li, que voltou a cometer erros não-forçados e teve seu saque ameaçado com 0-30, mas conseguiu se recuperar e diminuir sua desvantagem.

A chinesa Na Li teve boa oportunidade de se recuperar na partida ao aproveitar o momento de oscilação de Caroline Wozniacki para quebrar o serviço da dinamarquesa. Mas na sequência da partida a chinesa não conseguiu definir bem os pontos em seu serviço e sofreu a devolução de quebra.

Com Wozniacki sacando para o jogo, Na Li foi novamente agressiva, mas deu o match point para a dinamarquesa, mas conseguiu salvar e ganhar o game com nova quebra. A número um do mundo chegou a desperdiçar um match point e se complicou pendendo o segundo set ao cometer uma dupla-falta em seu serviço.

Na Li chegou a ter o seu serviço quebrado no início do terceiro set, mas conseguiu devolver a quebra na sequência e aproveitou o desempenho ruim de Wozniacki na troca de bolas para passar à frente no placar. Sacando pressionada, a dinamarquesa não foi bem e errou um smash, cometeu dupla-falta além de tomar uma passada ao subir de forma precipitada à rede, tendo o serviço quebrado pela rival. Com mais uma quebra no serviço de Wozniacki, Na Li teve a oportunidade de sacar para o jogo