Topo

Clijsters frustra zebra chinesa e conquista seu 1º Aberto da Austrália

Clijsters comemora título do Aberto da Austrália após vencer a surpreendente Na Li - Nicolas Asfour/AFP
Clijsters comemora título do Aberto da Austrália após vencer a surpreendente Na Li Imagem: Nicolas Asfour/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/01/2011 08h47

A belga Kim Clijsters teve um jogo duro contra a chinesa Na Li na final do Aberto da Austrália, mas conseguiu vencer de virada e evitou o primeiro título asiático de simples em um Grand Slam. Em três sets, a nova número 2 do mundo assegurou o troféu com parciais de 3-6, 6-3 e 6-3.

Tricampeã do Aberto dos Estados Unidos, Clijsters conquistou o seu primeiro título no Grand Slam da Austrália. Ela chegou à decisão em Melbourne há sete anos, mas foi superada pela compatriota Justine Henin. Desta vez, ela conseguiu um feito histórico ao conseguir derrotar a chinesa, que havia eliminado a número 1 do mundo Caroline Wozniacki antes de chegar à final inédita para o seu país.

NÚMEROS DA PARTIDA

CLIJSTERS

2 x 1

LI
1
Aces
1
66%
Aproveitamento de pontos no 1º saque
52%
22
Winners
24
26
Erros não forçados
40
7 de 17
Break-points convertidos
6 de 12
7 em 13
Pontos em subidas na rede
14 em 21
84
Total de pontos
98

Além de conquistar dois torneios de Grand Slam na sequência, Clijsters igualou Chris Evert em número de títulos de quadra rápida na Era Profissional. Com 32 troféus, ela só perde para Steffi Graf (37) e Lindsay Davenport (34).

Clijsters ainda se vingou da derrota sofrida para Na Li na final do WTA de Sydney, disputado antes do Aberto da Austrália. Aquele foi o primeiro revés de Clijsters em uma decisão desde que retornou às quadras, em agosto de 2009.

Mas o jogo esteve longe de ser fácil para a belga. Foram duas horas de intensa disputa, em que as tenistas somaram 65 erros ao todo, sendo 39 da chinesa, sempre mais agressiva. No total, foram 13 quebras de serviço, sete a favor da belga.

Número 11Na Li demonstrou nervosismo no começo do jogo e só conseguiu seu primeiro ponto no terceiro gane, quando já estava em desvantagem de 2 a 0. Mas a chinesa se recuperou a partir do momento em que passou a acertar seus golpes de fundo de quadra, e empatou por 3 a 3.

Foi nessa hora que Na Li conseguiu passar à frente com mais uma quebra e abrir 5 a 3. Clijsters sentiu o mau momento e passou a abusar dos erros, facilitando a vitória da chinesa ao jogar uma bola na rede em seu game de serviço.

Acho que vocês podem me chamar de 'Aussie Kim', porque eu ganhei o título

Kim Clijsters, campeã do Aberto da Austrália

No segundo set, Clijsters equilibrou o jogo e começou uma troca de quebras de serviço consecutivas que só parou no quinto game. Com a parcial empatada em 3 a 3, a belga conseguiu vencer três games seguidos e empatou a partida.

Clijsters achou a melhor maneira de anular o jogo da chinesa no terceiro game, investindo em bolas altas e no contra-ataque. Foi assim que ela encurralou Na Li na parcial decisiva e usou sua experiência para faturar seu quarto título de Grand Slam após um erro não forçado no último ponto.

Mesmo com a derrota, Na Li sai de Melbourne como heroína em seu país por ter sido a primeira chinesa a chegar à final de um Grand Slam. Além disso, ela deverá sair da 11ª posição no ranking para se tornar a número 5 do mundo na próxima semana.