Djokovic supera Murray e conquista o bi do Aberto da Austrália
O sérvio Novak Djokovic sagrou-se bicampeão do Aberto da Austrália neste domingo, com uma vitória sem sustos na final contra o escocês Andy Murray por 3 sets a 0 e parciais de 6-4, 6-2 e 6-3. Campeão do torneio em 2008, o número 3 do mundo prolongou o jejum britânico de 75 anos sem um título de Grand Slam.
NÚMEROS DA PARTIDA
0 x 3 | ||
Murray fez um jogo instável e perdeu a sua terceira chance de conquistar um título desse porte, a segunda no Aberto da Austrália, onde foi vice também no ano passado. Em todas as três finais de Grand Slam que disputou, o britânico número 5 do mundo perdeu por 3 sets a 0.
No Reino Unido, a expectativa sobre Murray era grande porque ele é o primeiro britânico a chegar a três finais de Grand Slam na Era Profissional, e esteve perto de repetir o feito de Fred Perry, o último do país a vencer um Major, no Aberto dos Estados Unidos de 1936.
O britânico de 23 anos sentiu essa pressão, assim como já havia sentido dores na coxa durante sua vitória nas semifinais contra David Ferrer. Mas a sua desvantagem não foi física, e sim psicológica. Do outro lado da quadra, estava um tenista motivado pela vitória avassaladora contra o então campeão Roger Federer na rodada anterior.
Djokovic assumiu estar na melhor fase da carreira quando ajudou a Sérvia a ser campeã da Copa Davis no ano passado, e comprovou isso na final contra Andy Murray. Forçando o forehand e alcançando bolas improváveis, o sérvio forçou 47 erros do britânico e se vingou das derrotas nas últimas duas finais, nos Masters 1000 de Miami e Cincinnati do ano passado.
Mais seguro no começo do jogo, Djokovic confirmou seus serviços com mais facilidade do que Murray, e teve um break-point logo no segundo game. Mas o sérvio só quebrou o serviço na hora certa, quando o adversário sacava com 5 a 4 contra. Com uma bola fora e um desafio equivocado, o britânico perdeu o primeiro set.
"Acho que o principal ponto do jogo foi quando naquele game quando estava 5 a 4. Fui feliz, me antecipei bem, li as intenções dele e consegui algumas grandes bolas. Isso foi uma grande vantagem no lado mental, e por isso voltei melhor para o segundo set", comentou o sérvio.
ANÁLISE DO FININHO
Eu me decepcionei bastante com o jogo do Murray e me surpreendi com a atitude vencedora do Djokovic. De um lado entrou na quadra um leão, do outro um gatinho molhado e assustado. Leia mais |
Murray sentiu o revés e voltou para o segundo set sem intensidade, errando mais. Djokovic logo abriu duas quebras de vantagem, abrindo 5 a 0 graças a uma dezena de erros não forçados do adversário. O britânico reagiu vencendo dois games seguidos, mas voltou a ter o saque quebrado quando o sérvio fechou por 6 a 2.
No terceiro set, Murray parecia ter encaixado seu jogo quando quebrou o serviço no primeiro game, mas Djokovic devolveu e ainda abriu 3 a 1 depois de uma passada dobre o britânico, que teve a chance de matar o ponto junto à rede e salvar o break-point, mas jogou em cima do sérvio, que aplicou o winner na paralela.
A partir desse ponto, Murray acordou e conseguiu uma sequência de bolas vencedoras que o levaram a empatar por 3 a 3. Mas o britânico voltou a oscilar quando sacava para tentar empatar em 4 a 4, e cedeu outra quebra. Djokovic teve a chance de sacar para vencer o campeonato, e não desperdiçou.
"Estou melhor do que no ano passado", disse Murray, finalista do torneio em 2010. "Novak jogou inacreditavelmente bem, mas você sempre tenta achar um jeito de acreditar. Quando eu passei na frente em alguns games, ele se defendeu com bolas altas perto da linha, e acertando bolas em cima da linha", comentou Murray.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.