Vitória de Clijsters confirma tendência de envelhecimento das melhores tenistas
O choro de campeã da belga Kim Clijsters, 27, em Melbourne, escondeu uma tenista madura e confiante, mesmo em uma idade em que geralmente as melhores do mundo se aposentam.
Ela caiu em lágrimas após o triunfo de virada sobre a chinesa Na Li, 28, na final do Aberto da Austrália, por 2 a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/ 3, após duas horas e três minutos de duelo no último sábado.
Uma disputa pelo título que ilustra bem o cenário atual do tênis feminino internacional. Apenas duas das 10 melhores do ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) têm menos de 25 anos. Uma delas é a líder, a dinamarquesa Caroline Wozniakci, 20.
O circuito antes se caracterizava por ser dominado por adolescentes. A russa Maria Sharapova, por exemplo, tem apenas 23 anos e já é tida como uma experiente tenista. Porque compete em alto nível desde 2004, aos 17.
São cada vez mais raros casos como da alemã Steffi Graff e Martina Navratilova, que esticaram a carreira para a casa dos 30 anos e conquistaram Grand Slams contra adolescentes.
Navratilova levantou seu nono troféu em Wimbledon aos 33 anos. Enquanto que Graff foi hexacampeã em Roland Garros aos 30, contra a jovem suíça Martina Hingis, então com 19 anos.
Kim Clijsters também foi uma adolescente brilhante.
Antes dos 20, foi finalista de Roland Garros e venceu o último torneio da temporada 2002, em Los Angeles, contra as melhores do ranking.
Mas o título em Melbourne foi o primeiro troféu de Grand Slam de Clijsters fora dos Estados Unidos, onde acumula três títulos.
Dois deles foram conquistados após desistir da aposentadoria. Clijsters largou as quadras aos 24 anos, em 2007, mas retornou em 2009 e desde então só havia perdido uma final de torneio.
Fora justamente contra Na Li, na primeira competição de 2011, em Sydney. Hoje, a belga deu troco. Mostrou maturidade e tranquilidade para reverter um placar desfavorável no primeiro set, quando saiu perdendo (6/3).
Não se desconcentrou quando a torcida gritou seu nome e irritou Na Li, que foi ao árbitro para pedir silêncio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.