Após derrota polêmica no quali, Thiago Alves é eliminado em Johannesburgo
Após ter entrado na chave do Torneio de Johannesbugo como lucky looser, admitindo não ter se esforçado na última rodada do qualificatório por saber que tinha a vaga na chave principal devido a uma desistência, o tenista brasileiro Thiago Alves, 178 do mundo, foi eliminado na primeira rodada na África do Sul ao perder para o alemão Simon Greul, 130º do ranking mundial, por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 7-5.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE TÊNIS
- Bellucci estreia com vitória fácil na busca pelo bicampeonato em Santiago
- Dupla Marcelo Melo/Bruno Soares vence na estreia pelo Torneio de Santiago
- Quadra furada e vestido de Venus estão entre as bizarrices do Aberto da Austrália
- Campeão, Novak Djokovic ameaça nº 2 de Federer; Thomaz Bellucci sai do top 30
- Capitão sérvio da Davis acredita que Djokovic pode ser número um em 2011
- Goran Ivanisevic volta a jogar nas duplas ao lado de Marin Cilic no Torneio de Zagreb
- Novak Djokovic passeia por Melbourne com o troféu do Aberto da Austrália
- Ranking feminino atinge marca histórica sem repetir países no top 10
Thiago Alves não iniciou bem a partida e viu seu adversário dominar a primeira parcial com duas quebras de serviço. Sem conseguir se recuperar, Alves confirmou dois games em que sacou antes de Simon Greul fechar o primeiro set.
O único representante brasileiro na chave de Johannesburgo voltou melhor no segundo set e conseguiu um duelo equilibrado com o alemão, mas depois de ter conseguido igualar o confronto em quebras o tenista acabou cedendo o match point em seu serviço para Greul fechar a partida após 1h17min.
Simon Greul vai enfrentar na segunda rodada o vencedor da partida entre o canadense Milos Raonic, sensação do Aberto da Austrália, e o taiwanês Yen-Hsun Lu.
A polêmica de Thiago Alves
Após ter vencido no domingo o holandês Rogier Wassen pelo qualificatório de Johannesburgo de virada por 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 7-5 e 6-0, o paulista Thiago Alves voltou à quadra no mesmo dia para encarar o sul-africano Nikala Scholtz e perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2. Após a derrota, uma declaração do tenista brasileiro acabou causando polêmica com a indicação de que ele teria “entregado” a partida por saber que já estava garantido na chave principal do torneio como lucky looser.
“Não me esforcei muito no segundo jogo. Já tinha feito um jogo duro de manhã e sabia que estava na chave devido à desistência de um jogador”, declarou Thiago Alves em nota de divulgação de sua assessoria de imprensa, que se retratou após a divulgação da polêmica frase.
“Ao contrário do que foi publicado na mídia, Alves não entregou o jogo. Desgastado após uma partida no período da manhã, que durou três sets, na qual venceu o holandês Rogier Wassen [...] Alves enfrentou à tarde outro jogo, pontuando três games no primeiro set e outros dois no último e, sem condições físicas, acabou não conseguindo assegurar sua segunda vitória no dia. Thiago Alves, além de, reconhecidamente, ser um tenista obstinado, é um atleta ético, comprometido com o esporte, com o jogo limpo e com o respeito aos adversários”, explicou a nota divulgada no domingo.
Caso a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) interprete a declaração do tenista como má conduta esportiva, ele poderá ser punido com a perda de pontos no ranking e multa, além de ainda poder ser suspenso do circuito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.