Topo

Campeão, Djokovic ameaça nº 2 de Federer; Bellucci sai do top 30

Campeão do Aberto da Austrália, Djokovic está a 85 pontos de Federer no ranking - Reuters
Campeão do Aberto da Austrália, Djokovic está a 85 pontos de Federer no ranking Imagem: Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/01/2011 13h59

O sérvio Novak Djokovic não ganhou nenhuma posição depois do título do Aberto da Austrália, mas diminuiu para apenas 85 pontos a sua diferença para o número 2 do mundo, Roger Federer.

Antes do Grand Slam, essa diferença era de 3.005 pontos, mas o suíço teve descontados 1.280 pontos por não ter conseguido defender o título do ano passado na Austrália. Agora, Djokovic terá que defender os 500 pontos do ATP de Dubai em fevereiro, mas ainda tem uma carta na manga caso vá mal no torneio, pois conta com outros 300 pontos a serem recuperados da temporada passada devido à final na Basileia.

Enquanto isso, o número 1 do mundo Rafael Nadal aumentou a sua folga para 4.425 pontos. O espanhol chegou nas quartas de final do ano passado, e parou na mesma fase neste ano, também devido a uma lesão. Por isso, continuou com os mesmos 12.390 pontos que já tinha.

Quem também se manteve com a mesma pontuação de antes foi o brasileiro Thomaz Bellucci, que acabou perdendo uma posição, saindo do top 30 para aparecer em 31º lugar na lista divulgada nesta segunda-feira.

Eliminado na segunda rodada em Melbourne, Bellucci agora terá a tarefa de defender os 250 pontos do ATP de Santiago, que começa nesta semana.

Logo atrás do brasileiro está o tenista que mais ganhou posições no top 50: o ucraniano Alexandr Dolgopolov, zebra do Aberto da Austrália que eliminou nomes como Tsonga e Soderling. Ele ganhou 14 lugares e agora está no 32º posto.

Por outro lado, a maior queda foi a do russo Nikolay Davydenko, eliminado na estreia do Grand Slam, que perdeu dez posições e agora está em 35º, depois de figurar no top 10 até outubro do ano passado.

O Brasil ainda conta com outros dois tenistas no top 100. Marcos Daniel, que se lesionou contra Nadal na estreia da Austrália,  ainda ganhou duas posições e está em 91º. Já Ricardo Mello se manteve em 77º depois de perder na primeira rodada para Thomaz Bellucci.