Topo

Ranking feminino atinge marca histórica sem repetir países no top 10

Dinamarquesa Caroline Wozniacki ainda aparece na liderança do ranking feminino - Matthew Stockman/Getty Images
Dinamarquesa Caroline Wozniacki ainda aparece na liderança do ranking feminino Imagem: Matthew Stockman/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/01/2011 15h53

O ranking da WTA apresentou nesta segunda-feira uma marca inédita desde a sua criação em 1972 ao apontar dez tenistas de nacionalidades diferentes no top 10 e ainda apresentou a queda dos Estados Unidos, que agora contam com apenas uma representante na lista após terem sido dominantes desde a criação da associação pela norte-americana Billie Jean King.

PAÍSES NO TOP 10 DO RANKING WTA

TenistaPaís
1. Caroline WozniackiDinamarca
2. Kim ClijstersBélgica
3. Vera ZvonarevaRússia
4. Francesca SchiavoneItália
5. Samantha StosurAustrália
6. Venus WilliamsEstados Unidos
7. Na LiChina
8. Jelena JankovicSérvia
9. Victoria AzarenkaBelarus
10. Agnieszka RadwanskaPolônia

A lista das melhores tenistas do mundo apontou nesta semana no top 10 a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ainda na liderança, seguida pela belga Kim Clijsters, a russa Vera Zvonareva, a australiana Samantha Stosur, a norte-americana Venus Williams, a chinesa Na Li, a sérvia Jelena Jankovic, a bielorrussa Victoria Azarenka e a polonesa Agnieszka Radwanska.

Sem ter conseguido defender o título do Aberto da Austrália, Serena Williams caiu para a 12ª colocação no ranking, o que enfraqueceu os Estados Unidos na lista com apenas a irmã mais velha de Serena entre as dez.

Um fator que ajudou na formação inédita no ranking foi o pedido da russa Elena Dementieva para que a WTA retirasse o seu nome na lista, já que a tenista havia anunciado o abandono às quadras no final do ano passado, mas ainda constava no top 10 e também deixou a Rússia, que nos últimos anos chegou a colocar quatro tenistas entre as dez melhores, com apenas Vera Zvonareva na lista.

O Aberto da Austrália acirrou a disputa pela primeira posição no ranking. Com a queda da dinamarquesa Caroline Wozniacki na semifinal do Grand Slam, a belga Kim Clijsters ficou a apenas 140 pontos de reassumir a liderança pela primeira vez desde o seu retorno às quadras em 2009, antes de ganhar duas edições do Aberto dos Estados Unidos, em 2009 e 2010, o WTA Championships em 2010 e o Grand Slam australiano no último fim de semana.

Outro destaque na lista divulgada nesta segunda-feira é a chinesa Na Li, que após o vice-campeonato inédito em Melbourne garantiu a sétima colocação no ranking mundial. A WTA tem ainda 30 países representados entre as 60 melhores colocadas.

Entre as tenistas sul-americanas, o ranking de simples segue não sendo bom, já que a melhor colocada é a argentina Gisela Dulko, que ocupa apenas a 62ª posição, enquanto a melhor brasileira é Ana Clara Duarte em 240ª. Em compensação, a liderança do ranking de duplas é da argentina Gisela Dulko, que ainda divide a colocação com a italiana Flavia Pennetta após o título na Austrália.