Topo

Feijão passa por uruguaio e escapa de favorito no Torneio de Santiago

João Souza, o Feijão, surpreendeu o uruguaio Pablo Cuevas na estreia em Santiago - Jim Rydell/Divulgação
João Souza, o Feijão, surpreendeu o uruguaio Pablo Cuevas na estreia em Santiago Imagem: Jim Rydell/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/02/2011 20h35

O brasileiro João Souza, o Feijão (111º do ranking), garantiu nesta terça-feira a sua classificação para a segunda rodada do Torneio de Santiago, no Chile, ao vencer o uruguaio Pablo Cuevas, número 62 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-5, após 1h48min de partida.

Semifinalista do torneio no ano passado, o brasileiro ainda contou com a sorte na primeira rodada do evento ao escapar do argentino Juan Monaco, seu algoz no ano passado que defendia o vice-campeonato e era cabeça de chave número dois. Mônaco  foi eliminado na estreia diante do compatriota Maximo Gonzalez por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 3-6 e 6-4, após 2h44min de duelo.

Feijão começou bem na partida e conseguiu logo no terceiro game a sua primeira quebra diante de Pablo Cuevas. Mas o brasileiro não conseguiu confirmar o saque e permitiu a igualdade duas vezes, até obter novamente a vantagem em um game importante, o nono do primeiro set, para sacar bem e fechar a parcial.

Assim como no set anterior, Feijão arriscou no início da segunda parcial e garantiu a quebra no serviço de Cuevas, mas desta vez foi firme em seu saque e garantiu a manutenção da vantagem e chegou a abrir 4 a 2. A partir do sétimo game, o brasileiro não jogou bem e acabou levando a virada por 5 a 4.

Depois de passar sufoco, o brasileiro se recuperou e garantiu novamente a vantagem ao quebrar o serviço de Pablo Cuevas antes de sacar para definir a partida. Feijão teve dois match point, mas viu o rival salvar ambos. Na sequência, o brasileiro finalmente aproveitou o ponto do jogo e encerrou a disputa.

"Foi um jogo muito disputado com pontos longos. O mais importante é que mantive uma ótima atitude durante a partida e consegui vencer esses pontos importantes após várias trocas no fundo", avaliou Feijão após a vitória.

"O Máximo Gonzalez em si já é outro jogador complicado e ainda vem confiante da vitória contra o Monaco. Não será nada fácil", completou o tenista sobre seu próximo adversário em Santiago.