Topo

Bellucci abusa em erros e é eliminado de virada por italiano em Santiago

Bellucci fracassa em Santiago na segunda tentativa de defender título na carreira - Marcelo Hernandez /LatinContent/Getty Images/Divulgação Adidas
Bellucci fracassa em Santiago na segunda tentativa de defender título na carreira Imagem: Marcelo Hernandez /LatinContent/Getty Images/Divulgação Adidas

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/02/2011 20h32

O brasileiro Thomaz Bellucci, número 31 do ranking mundial, foi eliminado nesta sexta-feira ainda nas quartas de final do Torneio de Santiago, onde buscava o bicampeonato ao perder de virada para o italiano Fabio Fognini, 56º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 1-6, 6-2 e 7-6(7-0), após 2h18min de partida na quadra central do evento chileno.

BLOGUEIROS COMENTAM A ELIMINAÇÃO

"O jogo foi fraco tecnicamente. Os dois erraram demais. Por algum motivo ele vem desligando demais e errando muito e por muito tempo. O Fognini fez de tudo para perder"
"Claro que havia pressão pela defesa do título em Santiago, mas o peso não será menor a partir de quarta-feira, quando estreia já na segunda rodada do Brasil Open"

Bellucci iniciou bem a partida e conseguiu logo no primeiro game a quebra no serviço de Fabio Fognini, que na sequência conseguiu devolver a quebra em game ruim jogado pelo brasileiro. Mas o momento do italiano acabou a partir do terceiro game, quando voltou a cometer muitos erros, enquanto o número um do Brasil dominava as ações do duelo.

O pupilo de Larri Passos não deu chances para o adversário italiano e aproveitou as chances de quebra em todos os games de saque, além de conseguir confirmar seus serviços duas vezes. Bellucci abriu o primeiro set point no sétimo game e fechou a parcial após apenas 29min com uma dupla-falta de Fognini.

A volta para o segundo set foi boa para Thomaz Bellucci, que garantiu a confirmação de serviço no primeiro game, o seu sexto consecutivo na partida. Sem conseguir se impor, o tenista brasileiro acabou sofrendo a quebra no terceiro game, com Fognini abrindo 2 a 1.

O italiano passou a aproveitar o momento ruim de Bellucci para abrir vantagem na partida ao garantir mais uma quebra no saque do tenista brasileiro antes de abrir 5 a 1. Thomaz Bellucci teve dificuldades para confirmar seu serviço no sétimo game, mas conseguiu garantir com ponto final em ace. Mas no saque de Fognini o brasileiro não jogou bem e viu o italiano abrir dois set points e desperdiçar ambos. Na terceira chance de fechar o set, Fognini confirmou e igualou a partida.

Bellucci voltou novamente acumulando erros no terceiro set e facilitou para Fabio Fognini abrir 4 games a 0 com duas quebras no serviço do tenista brasileiro. Demonstrando nervosismo em quadra e falhando em seguidas tentativas de voleio, Bellucci só conseguiu confirmar seu serviço no quinto game.

Com uma chance de devolver uma quebra no serviço de Fognini, Bellucci acabou desperdiçando. O italiano errou seguidamente e com uma dupla-falta garantiu para o número um do Brasil a devolução da quebra. Com a confiança recuperada, Thomaz Bellucci sacou bem e confirmou mais um game para encostar no placar com 3-4.

Depois de chegar à igualdade no terceiro set vencendo o seu quarto game seguido, Bellucci chegou a abrir vantagem no saque de Fognini, mas não conseguiu fechar com a quebra no décimo game. Depois de confirmar seu serviço e abrir 6-5, o brasileiro não conseguiu a quebra e teve de jogar o tie-break. No game de desempate o italiano saiu ganhando um mini-break e logo abriu 5 a 0. Com dois saques para fechar o duelo, Fognini garantiu a vitória ganhando todos os pontos do tie-break.

Após a partida, Bellucci admitiu não ter jogado bem e citou suas falhar na derrota para o italiano.

“Foi um jogo muito duro, muito irregular. Comecei jogando taticamente perfeito até o 1-1 no segundo set, mas depois falhei em dois voleios fáceis e passei a errar demais. No terceiro set busquei quando estava perdendo por 0/4, virei 5/4, 0/30, perdi a chance e o cara cresceu de novo na partida. Esse tipo de derrota não é fácil”, afirmou o tenista, que estreia na próxima quarta-feira no Aberto do Brasil.

Apesar das falhas, Larri Passos preferiu amenizar e reforçar a esperança de ver o tenista evoluir nas próximas partidas.

“O Thomaz ainda está falhando em bolas do meio da quadra. Isso é normal para o início da temporada de saibro. A consistência está baixa, mas deve crescer com os próximos jogos”, analisou o técnico.

Com a eliminação, Bellucci embarca para disputar o Aberto do Brasil na Costa do Sauipe, enquanto Fabio Fognini enfrenta na semifinal o espanhol Tommy Robredo, que venceu o argentino Maximo Gonzalez por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-1, após 1h08min.

*Atualizado às 23h19