Topo

Brasileiras perdem nas duplas e ficam fora da final americana na Fed Cup

Ana Clara Duarte vence jogo de simples contra a Colômbia pelo Zonal Americano da Fed Cup - Prensa AAT/Divulgação
Ana Clara Duarte vence jogo de simples contra a Colômbia pelo Zonal Americano da Fed Cup Imagem: Prensa AAT/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/02/2011 17h20

A equipe brasileira que disputa a Fed Cup esteve perto de garantir nesta sexta-feira a classificação para a final do Zonal Americano da competição no duelo com a Colômbia pela terceira rodada do grupo B em Buenos Aires, na Argentina, mas acabou perdendo nas duplas a chance de tentar ir aos playoffs do Grupo Mundial.

Mais experiente da equipe brasileira, Maria Fernanda Alves, número 342 do mundo, foi quem iniciou o confronto contra a colombiana Catalina Castaño, 190ª do ranking mundial. Após não iniciar bem a partida, levando um ‘pneu’, Nanda Alves ainda se recuperou e equilibrou o segundo set, mas acabou perdendo no tie-break e a Colômbia garantiu o primeiro ponto com parciais de 6-0 e 7-6(7-5).

Na sequência do confronto, a número um do Brasil e número 240 do mundo Ana Clara Duarte surpreendeu a melhor jogadora colombiana Mariana Duque Marino, 136ª do ranking mundial, e venceu por duplo 6-4, levando a decisão para o terceiro jogo nas duplas.

Jogando com a carioca Ana Clara Duarte e a paulista Roxane Vaisemberg, a equipe brasileira acabou não conseguindo derrotar a dupla colombiana formada por Karen Castiblanco Duarte e Mariana Duque Marino e perdeu a chance de ir para a final do Zonal Americano ao levar 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-5.

Com a vitória, as colombianas decidem contra a equipe da Argentina, anfitriã que venceu o grupo A, para a definição da equipe que se garante nos playoffs do Grupo Mundial.