Topo

Com dois classificados no quali, Brasil repete sete na chave de simples no Sauipe

Rogério Dutra da Silva (f) venceu Peter Luczak e é um dos sete brasileiros que furaram o quali - Douglas Daniel/Divulgação
Rogério Dutra da Silva (f) venceu Peter Luczak e é um dos sete brasileiros que furaram o quali Imagem: Douglas Daniel/Divulgação

Rubens Lisboa*

Na Costa do Sauipe (BA)

07/02/2011 20h25

A rodada desta segunda-feira na Costa do Sauipe teve a definição do qualificatório para a chave principal do Aberto do Brasil, que garantiu mais dois anfitriões e aumentou a lista de competidores brasileiros para sete, igualando a edição do ano passado.

Os tenistas classificados nesta segunda-feira foram os argentinos Facundo Bagnis, que se classificou ao bater o português Leonardo Tavares, e Leonardo Mayer, que foi o algoz do brasileiro Ricardo Hocevar na final do quali.

Enquanto Hocevar foi o único anfitrião a perder na última rodada do qualificatório, o gaúcho André Ghem se classificou com vitória sobre o espanhol Ivan Navarro e Rogério Dutra da Silva garantiu vaga ao bater o australiano Peter Luczak.

Rogério Dutra da Silva já havia disputado a chave principal na Bahia no ano passado e André Ghem retorna ao torneio depois de ter eliminado Gustavo Kuerten da chave principal ainda na primeira rodada da edição de 2002 do torneio.

A novidade entre os classificados é o argentino Facundo Bagnis, de 20 anos, que disputa no Brasil o seu segundo torneio de nível ATP. Bagnis vai enfrentar o português Rui Machado na primeira rodada, enquanto seu compatriota Leonardo Mayer encara o russo Igor Andreev.

Entre os brasileiros, Rogério Dutra da Silva enfrenta na estreia o argentino Juan Ignácio Chela, cabeça de chave número cinco do torneio. André Ghem encara também um argentino, Carlos Berlocq, na primeira rodada e pode ser o adversário da estreia de Thomaz Bellucci na quarta-feira caso vença a partida.

Italiano inaugura chave principal com vitória

No primeiro jogo da chave principal de simples do Aberto do Brasil, o italiano Filippo Volandri, número 88 do ranking mundial, venceu por 2 sets a 0 o romeno Victor Hanescu, 56º do mundo, com parciais de 7-5 e 6-1 após 1h28min de partida na quadra central. Volandri aguarda para enfrentar na segunda rodada o vencedor do duelo entre o português Rui Machado e o argentino Facundo Bagnis.

*O repórter viaja a convite da organização do Aberto do Brasil.