Topo

Feijão aproveita experiência e elimina Clezar para vencer a primeira no Sauipe

João Souza, o Feijão, é o primeiro brasileiro a avançar à segunda fase do Aberto do Brasil 2011 - Marco Máximo/Divulgação
João Souza, o Feijão, é o primeiro brasileiro a avançar à segunda fase do Aberto do Brasil 2011 Imagem: Marco Máximo/Divulgação

Rubens Lisboa*

Na Costa do Sauípe (BA)

07/02/2011 23h16

O brasileiro João Souza, o Feijão, se classificou pela primeira vez para a segunda rodada do Aberto do Brasil ao vencer na estreia o compatriota Guilherme Clezar, de apenas 18 anos, por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2, após 1h11min de partida no encerramento da quadra central nesta segunda-feira.

Treinado por João Zwetsch, ex-técnico de Thomaz Bellucci e atual capitão da equipe brasileira na Copa Davis, Clezar entrou na chave principal como convidado, assim como Feijão, carregando o fato de ter sido vice-campeão juvenil nas duplas em Roland Garros, mas ainda sem experiência como profissional.

Em seu primeiro torneio ATP na carreira, Guilherme Clezar ousou no início da partida e teve sua primeira chance de quebra logo no primeiro game, mas Feijão salvou e conseguiu confirmar o game inicial da partida com um smash.

Mais experiente, Feijão aproveitou bem para conseguir a quebra no saque de Clezar na sequência e usou seu serviço para garantir sem problemas a vitória na primeira parcial.

No retorno para o segundo set, Feijão pressionou Clezar, que acabou se precipitando e cedeu chance de quebra ao errar um voleio em que não quis tentar um smash. Feijão aproveitou o vacilo do rival e confirmou a quebra no primeiro game, antes de confirmar seu saque e abrir 2 a 0.

FEIJÃO JOGA PRESSÃO PARA ALMAGRO

  • Empolgado com a vitória sobre Guilherme Clezar na estreia, Feijão se classificou como "franco-atirador" no confronto da segunda rodada contra o espanhol Nicolás Alamagro.
Guilherme Clezar conseguiu confirmar seu primeiro game no terceiro da parcial após forçar o jogo na troca de bolas e surpreender Feijão com uma esquerda. Após abrir 40-0 em seu saque apresentando uma boa direita, Clezar acabou cedendo mais uma chance de quebra no quinto game e não conseguiu evitar o game para o rival.

Depois de confirmar seu serviço no sexto game, Feijão contou com a sorte no game seguinte quando mandou uma bola na fita e ela passou para o outro lado, ajudando o paulista a fazer 30-30 no game em saque de Guilherme Clezar, que teve duas chances de confirmar o serviço e conseguiu na segunda com um smash de costas.

Feijão sacou para o jogo no oitavo game e não teve dificuldades para abrir dois match points e garantiu a classificação com um ace contra o novato Clezar.

Feijão terá pela frente na segunda rodada o espanhol Nicolas Almagro, cabeça de chave número um do torneio, que já conquistou o título na Costa do Sauipe em 2008. A partida será disputada na quarta-feira ainda em horário a definir.

*O repórter viajou a convite da organização do Aberto do Brasil