Topo

Pelo segundo ano, campeão em Santiago leva desvantagem na Costa do Sauipe

Rubens Lisboa*

Na Costa do Sauipe (BA)

07/02/2011 07h00

Campeão e vice do Torneio de Santiago, o espanhol Tommy Robredo e o colombiano Santiago Giraldo terão de repetir uma maratona sofrida pelo brasileiro Thomaz Bellucci ao conquistar o título chileno no ano passado e, com pouco tempo para descanso, jogam já na terça-feira pela primeira rodada do Aberto do Brasil na Costa do Sauipe, que neste ano teve a chave reduzida para 28 jogadores para dar folga aos cabeças de chave, que não foram bem na semana anterior.

Após ter contado com o cansaço do compatriota Thomaz Bellucci no ano passado, Ricardo Mello vai iniciar o torneio ATP brasileiro contra Santiago Giraldo e, apesar das dificuldades que poderia ter pelo desempenho que vem sendo apresentado pelo colombiano, conta com o cansaço do rival como ponto favorável.

“Acho que o cansaço com certeza é desgastante. Você vir de uma semana em que você joga praticamente todos os dias e joga no domingo à noite a final, com certeza vai chegar cansado”, afirma Ricardo Mello, que também ressalta a motivação do rival.

“Mas em compensação vai chegar motivado pelo melhor título da carreira se vencer [Giraldo perdeu], a confiança nas alturas. O mais importante é focar o meu trabalho, as condições são diferentes, de Santiago para cá, em que o jogo esta muito mais lento”, completa o paulista que alcançou a semifinal no ano passado.

A perda do título após ter o saque para vencer o jogo pode ser considerado um fator desmotivador para Giraldo, o que Mello pretende aproveitar para ganhar confiança já na primeira rodada para a sequência no torneio brasileiro.

“São jogos duríssimos e o principal é passar a primeira rodada para dar confiança no torneio. E aí já tem o [espanhol Albert] Montañes, que saiu adiantado. Cada jogo vai ser uma parada dura e o importante é estar preparado para jogar três sets se for preciso”, completa Ricardo Mello.

Enquanto Giraldo terá Mello pela frente na primeira rodada, o campeão de Santiago Tommy Robredo, que já conquistou o título na Costa do Sauipe em 2009, vai reencontrar coincidentemente um rival que lhe causou problemas no Chile, o italiano Fabio Fognini.

Durante o confronto com Fognini pela semifinal em Santiago, Robredo discutiu com o tenista italiano e os dois deixaram a quadra sem se cumprimentar. Com os dois se enfrentando logo na estreia, a expectativa pelo comportamento dos rivais é grande na primeira rodada na Bahia.

*O repórter viaja a convite da organização do Aberto do Brasil