Topo

Dutra da Silva complica para Chela, mas perde de virada no Sauipe

Rubens Lisboa*

Na Costa do Sauipe (BA)

08/02/2011 21h07

Classificado para a chave principal do Aberto do Brasil pelo qualificatório, Rogério Dutra da Silva foi eliminado ao perder de virada para o experiente argentino Juan Ignácio Chela por 2 sets a 1, com parciais de 6-7(4-7), 7-6(7-4) e 6-3, após 2h57min de duelo.

Ex-top 15 que entrou no torneio como cabeça de chave número cinco e com a 39ª colocação no ranking mundial, mas viu o tenista brasileiro dificultar sua condição de favorito em um duelo equilibrado e que teve a primeira manifestação expressiva dos torcedores.

O tenista brasileiro começou a partida se impondo bem em seus games de serviço e conseguiu evitar uma chance de quebra para Chela logo nos primeiros games do confronto.

Embalado e com o apoio da torcida, Dutra da Silva só não conseguia chegar à quebra no serviço do rival e a decisão ficou para o tie-break, quando o tenista brasileiro assumiu o controle da partida e abrir três chances para definir o set, conseguindo confirmar a vitória parcial na segunda.

Com um bom jogo no fundo de quadra e a subida eficiente à rede, Rogério Dutra da Silva pressionou Chela no quinto game e chegou à primeira quebra da partida para liderar o placar em 3 a 2, mas o argentino conseguiu a devolução da quebra e voltou a igualar a partida.

Após confirmar seu serviço quando Chela tentava a quebra para vencer o segundo set, Rogério teve pela frente mais um tie-break diante do adversário argentino, mas desta vez o tenista brasileiro saiu em desvantagem e não conseguiu se recuperar no set.

Juan Ignácio Chela conseguiu a quebra de serviço no sétimo game e passou a pressionar o tenista brasileiro, que sacou para tentar evitar a derrota no nono game. Após desperdiçar a chance de confirmar seu serviço, Dutra da Silva sofreu nova quebra no match point e foi eliminado.

A vitória garantiu Juan Ignacio Chela nas oitavas de final para enfrentar o polonês Lukasz Kubot, vice-campeão no ano passado, que se classificou ao derrotar de virada o argentino Eduardo Schwank salvando match point para fechar em 2 sets a 1, com parciais de 6-7(5-7), 7-5 e 7-6(7-2), após 3h08min de confronto.

*O repórter viaja a convite da organização do Aberto do Brasil