Topo

Mello joga com eficiência e vence colombiano para ir às oitavas na Bahia

Rubens Lisboa*

Na Costa do Sauipe (BA)

08/02/2011 22h39

O brasileiro Ricardo Mello superou na noite desta terça-feira o colombiano Santiago Giraldo na primeira rodada do Aberto do Brasil na Costa do Sauipe e se garantiu nas oitavas de final ao fechar a partida sem problemas por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-3, após 1h13min na quadra central.

Ricardo Mello começou a partida sem arriscar muito e acabou tendo algumas dificuldades para fechar os primeiros games. O tenista brasileiro precisou salvar quatro oportunidades de quebra de Giraldo, obtendo êxito em todas.

A partida se manteve equilibrada até o décimo game, quando Mello defendeu saque para o set e conseguiu pressionar Giraldo abrindo 0-d0 no serviço do colombiano. Com o triplo set point, o tenista brasileiro buscou a paralela na primeira chance e errou, mas conseguiu confirmar o game em seguida para vencer a parcial.

O início de segundo set também não foi favorável a Ricardo Mello, que acabou sofrendo uma quebra de serviço no terceiro game, mas aproveitou bem o game seguinte para igualar.

Mello conseguiu pressionar novamente no oitavo game quando tinha 4 a 3 no placar e abriu a vantagem de 15-40 podendo quebrar o saque do colombiano mais uma vez. Giraldo salvou as duas chances de quebra, salvou mais uma em seguida. Mas teve novamente a desvantagem contra o tenista brasileiro e viu Mello quebrar novamente.

Sacando para o jogo, Mello confirmou os quatro pontos e garantiu a vitória sobre o tenista colombiano que vinha de um vice-campeonato no Torneio de Santiago, no Chile.

Ricardo Mello vai enfrentar nas oitavas de final o espanhol Albert Montañes, cabeça de chave número dois do torneio, que pegou bye na primeira rodada e estreia diante do brasileiro.

Duplas brasileiras caem na estreia

O primeiro dia com partidas de duplas brasileiras não teve bons resultados para os anfitriões, com duas derrotas em confrontos com parcerias espanholas na Costa do Sauipe.

Formada por dois tenistas novatos que ganharam convite para a chave do torneio, a dupla Augusto Laranja/Fernando Romboli foi batida pelos espanhóis Pablo Andujar e Daniel Gimeno-Traver por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-3.

No outro confronto envolvendo uma dupla brasileira, a parceria local tinha o mineiro André Sá e o gaúcho Franco Ferreiro, que conseguiram equilibrar o duelo no segundo set, mas caíram no super tie-break, sendo eliminados por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-7(7-9) e 10-5.

* O repórter viaja a convite da organização do Aberto do Brasil.