Topo

Antes xingado, Almagro herda torcida de Bellucci e vence Chela para ir à final

Nicolas Almagro comemora ao vencer o argentino Juan Ignacio Chela na semifinal - Douglas Daniel/Divulgação
Nicolas Almagro comemora ao vencer o argentino Juan Ignacio Chela na semifinal Imagem: Douglas Daniel/Divulgação

Rubens Lisboa*

Na Costa do Sauipe (BA)

11/02/2011 20h54

Após um mau início de partida, o espanhol Nicolas Almagro conquistou a classificação para a sua segunda final do Aberto do Brasil ao bater o argentino Juan Ignácio Chela, algoz de Thomez Bellucci, de virada por 2 sets a 1, com parciais de 1-6, 6-2 e 6-4, após 1h38min de partida na primeira semifinal na quadra central da Costa do Sauipe.

Diante do algoz do brasileiro Thomaz Bellucci nas quartas de final, Nicolas Almagro, que até então já havia sido xingado por torcedores brasileiros durante o torneio e vaiado em alguns momentos, desta vez herdou a torcida que pertencia ao tenista anfitrião e novamente competiu com os argentinos que apoiavam Chela.

Mas o início de partida do tenista argentino assustou aos novos torcedores de Almagro, que viram o novo favorito escolhido sofrer contra Juan Ignácio Chela e ter seu serviço quebrado duas vezes e acabou se complicando no set. Depois de o sul-americano abrir 5 games a 0, o espanhol ainda evitou o ‘pneu’, mas não conseguiu salvar a parcial.

As bolas que estavam entrando para Chela no primeiro set mudaram de lado e passaram a ajudar Nicolas Almagro. Percebendo que havia conseguido ganhar a torcida, o tenista espanhol jogou de forma agressiva e vibrando a cada ponto como possivelmente os brasileiros esperassem de Thomaz Bellucci.

Embalado, Almagro foi quem partiu abrindo vantagem no primeiro set ao garantir a quebra no serviço do adversário argentino em duas oportunidades e não foi mais ameaçado para fechar a parcial do confronto e forçar a disputa do terceiro set.

O terceiro set foi equilibrado nos primeiros games e Chela evitou sofrer a quebra. Com alguns torcedores mais exaltados, o árbitro de cadeira brasileiro Carlos Bernardes teve de intervir diversas vezes e pedir para que os torcedores não fossem “mal educados”.

Sem perder seus games de serviço, Nicolas Almagro abriu um game de serviço de vantagem no nono disputado e teve a chance de defender o saque para fechar a partida e abriu 15-40 com dois match points para vencer no primeiro.

Almagro vai enfrentar na decisão o vencedor da partida entre o brasileiro Ricardo Mello e o ucraniano Alexandr Dolgopolov, cabeça de chave número quatro do torneio.

*O repórter viaja a convite da organização do Aberto do Brasil.