Topo

Almagro frustra novato, iguala bi de Guga e mantém domínio espanhol no Sauipe

Nicolas Almagro comemora o título do Aberto do Brasil na Costa do Sauipe - Douglas Daniel/Divulgação
Nicolas Almagro comemora o título do Aberto do Brasil na Costa do Sauipe Imagem: Douglas Daniel/Divulgação

Rubens Lisboa*

Na Costa do Sauipe (BA)

12/02/2011 22h43

Principal favorito ao seu segundo título do Aberto do Brasil, o espanhol Nicolas Almagro confirmou sua condição de número 13 do mundo e garantiu a conquista frustrando o sonho do primeiro ATP do ucraniano Alexandr Dolgopolov, além de manter o domínio espanhol na Costa do Sauipe com cinco títulos ao fechar o jogo final em 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-6(7-3), após 1h28min de partida.

Aos 25 anos, o tenista espanhol garantiu o seu oitavo título de simples na carreira, com duas finais perdidas nas dez disputadas. Almagro ainda desempatou o retrospecto contra Dolgopolov, que estava empatado com uma vitória para cada lado em partidas disputadas na temporada de 2010. Em 11 edições do Aberto do Brasil, são cinco títulos de tenistas da Espanha, sendo dois de Almagro e um para Rafael Nadal, Tommy Robredo e Juan Carlos Ferrero.

Nicolas Almagro, que já havia vencido na Costa do Sauipe em 2008, também se tornou o primeiro tenista a ser bicampeão do Aberto do Brasil desde o brasileiro Gustavo Kuerten, então único tenista a ter vencido duas edições em 2002 e 2004.

Usando sua experiência, o tenista espanhol começou a partida pressionando o ucraniano de 22 anos e poucos resultados em torneios ATP disputados no saibro antes de jogar na Bahia.

Com uma quebra de serviço, Nicolas Almagro abriu vantagem diante do rival Dolgopolov, que não conseguiu reagir no saque do espanhol, ficando sem nenhuma oportunidade de devolver a quebra, enquanto o número 13 do mundo conseguiu garantir o triunfo no primeiro set.

Almagro teve outras duas chances de quebrar o serviço de Alexandr Dolgopolov no segundo set enquanto o ucraniano pressionava, mas não conseguia jogar com a mesma precisão das partidas anteriores. A igualdade levou a partida para o tie-break.

No desempate, Nicolas Almagro dominou e comemorou o seu segundo título na Costa do Sauipe enquanto Alexandr Dolgopolov viu escapar a sua chance depois de ter passado todas as partidas sem perder um set antes da decisão.

*O repórter viaja a convite da organização do Aberto do Brasil.