Topo

Soderling bate 'freguês' Tsonga e fatura em Roterdã seu 2º título do ano

Robin Soderling levanta o troféu do ATP 500<BR> de Roterdã após vencer Tsonga na decisão - AP Photo/Peter Dejong
Robin Soderling levanta o troféu do ATP 500<BR> de Roterdã após vencer Tsonga na decisão Imagem: AP Photo/Peter Dejong

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/02/2011 12h44

Robin Soderling conseguiu a sua quarta vitória seguida sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga neste domingo, no jogo que valeu o troféu do ATP 500 de Roterdã. O sueco defendeu o título do ano passado ao vencer a final por 2 sets a 1 e parciais de 6-3, 3-6 e 6-3.

Tsonga não chegava a uma decisão desde outubro de 2009, e amargou a sua segunda derrota em decisões: a outra havia sido no Aberto da Austrália de 2008 para Novak Djokovic. Por outro lado, Soderling faturou o seu segundo título do ano.

O sueco número 4 do mundo foi campeão em Brisbane antes do Aberto da Austrália, e foi eliminado nas oitavas do Grand Slam. Com o título em Roterdã, ele defendeu os 500 pontos conquistados no ano passado, mas não ameaça a terceira posição de Novak Djokovic.

Bem nas devoluções, Soderling logo abriu 2 a 0 e chegou a ter 3 a 1, no primeiro set mas Tsonga reagiu empatou. Mas o sueco se aproveitiu dos erros do francês para voltar a quebrar o serviço em um momento crucial no oitavo game, para depois sacar e fechar por 6 a 3 após 27 minutos.

No segundo set, o francês sacou melhor e passou a errar menos. Mais confiante e tentando variar as jogadas para escapar da pancadaria do adversário, Tsonga quebrou o serviço para fazer 4 a 2 ao se aproveitar de uma distração de Soderling no seu serviço, e encaminhou a vitória para ganhar sua primeira parcial em confrontos com o sueco.

Mas, no terceiro set, Soderling voltou a quebrar o saque de Tsonga em um momento decisivo, na parcial mais equilibrada da partida. O sueco foi mais constante no saque e aproveitou a sua chance para abrir vantagem e fechar o jogo após 1h23 de disputa.