Topo

Clijsters volta ao topo do ranking após 5 anos; Bellucci ganha posição

Kim Clijsters assegurou a volta à liderança do ranking ao alcançar a semifinal do Torneio de Paris - Regis Duvignau/Reuters
Kim Clijsters assegurou a volta à liderança do ranking ao alcançar a semifinal do Torneio de Paris Imagem: Regis Duvignau/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/02/2011 08h29

A belga Kim Clijsters apareceu nesta segunda-feira na liderança do ranking da WTA pela primeira vez desde 2006. Aposentada em 2008, a tenista voltou no ano seguinte para faturar dois títulos do Aberto dos Estados Unidos e um da Austrália.

Clijsters perdeu na final do Torneio de Paris para a tcheca Petra Kvitova, mas o resultado a fez somar 8.835 pontos e superar a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que segue com 8.655. O restante da lista não teve maiores alterações, a não ser a escalada de Kvitova, que ganhou quatro postos e está em 14º.

No ranking masculino, as nove primeiras posições permaneceram inalteradas. As novidades foram a entrada do austríaco Jurgen Melzer no top 10, e o ingresso do sérvio Viktor Troicki entre os 20 melhores depois de alcançar a decisão em Roterdã.

O brasileiro Thomaz Bellucci ainda subiu um posto mesmo com a derrota nas quartas de final do Aberto do Brasil. O paulista defendeu os pontos do ano passado, e foi beneficiado pela queda do alemão Florian Mayer.

Número 1 do Brasil, Bellucci não entra em quadra nesta semana, e ficará treinando com Larri Passos em Camboriú. A partir da próxima segunda-feira viaja ao México para defender 45 pontos no ATP 500 de Acapulco.

Se Bellucci ganhou posição mesmo após a decepção no Aberto do Brasil, o semifinalista Ricardo Mello caiu dois postos, e agora está em 80º na lista da ATP. O gaúcho Marcos Daniel, que se recupera de lesão, subiu um lugar e aparece na 93ª colocação.