Topo

Tenista de 20 anos é campeão em San Jose e quebra tabu canadense na ATP

Raonic é o primeiro canadense campeão desde que Greg Rusedski venceu Seul em abril de 1995 - AP Photo/Paul Sakuma
Raonic é o primeiro canadense campeão desde que Greg Rusedski venceu Seul em abril de 1995 Imagem: AP Photo/Paul Sakuma

Das agências internacionais

Em San Jose (EUA)

14/02/2011 07h42

O canadense Milos Raonic, de 20 anos, venceu em San Jose a primeira final de sua carreira no último domingo, contra o espanhol Fernando Verdasco, e alcançou um feito histórico para o seu país, que não tinha um campeão no circuito da ATP desde 1995.

Raonic venceu o favorito espanhol por 2 sets a 0 e parciais de 7-6 (8-6) e 7-6 (7-5). O jovem tenista mostrou força no saque, com 13 aces e 88% de aproveitamento no primeiro serviço. Afinal, ele tem recebido dicas de ninguém menos do que Pete Sampras.

Após entrar no torneio como número 84 do mundo, o canadense somou 250 pontos com o título e ganhou 25 posições no ranking. Na atualização desta segunda-feira, ele já aparece em 59º.

No Aberto da Austrália, ele já havia chamado a atenção, ao chegar nas oitavas de final após sair do qualificatório. Agora, ele se consagrou definitivamente ao se tornar o campeão mais jovem desde que Marin Cilic ganhou em New Haven aos 19 anos, em 2008.

“Simplesmente não consigo parar de sorrir. Estou feliz, e pretendo manter esse momento por mais do que seis semanas, durante todo o calendário deste ano, para ver onde eu vou chegar ao final da temporada”, comentou a revelação canadense.

Verdasco foi claro ao apontar o que fez a diferença na vitória de Raonic: “O saque dele”. Os dois tenistas vão voltar a se enfrentar na primeira rodada do ATP de Memphis na quarta-feira, e o espanhol já teme pelo pior: “Vou apenas rezar para que ele cometa um monte de duplas faltas, e que eu nem precise jogar”.

Número 9 do mundo, Verdasco defendia o título em San Jose, e não gostou da reação do público norte-americano. O espanhol reclamou porque um torcedor gritou logo antes de um golpe, e o juiz não quis voltar o ponto. “Só espero que não haja mais pessoas como essas nas arquibancadas. Se não sabem as regras do tênis, vão ver futebol”, disse o tenista derrotado.