Topo

Bellucci chega à semifinal de Acapulco e vai enfrentar o "senhor saibro" de 2011

Thomaz Bellucci está na semifinal de Acapulco - Luis Acosta/AFP
Thomaz Bellucci está na semifinal de Acapulco Imagem: Luis Acosta/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/02/2011 23h54

Thomaz Bellucci suou muito para superar o polonês Lucasz Kubot, 134º do mundo, nesta quinta-feira, e avançar no Torneio de Acapulco, no México. Depois de 3h09min, o brasileiro fez 2 sets a 1, 6-7 (5-7), 6-3 e 6-4, e vai jogar agora a semifinal.

Pela frente, o “senhor saibro” da temporada, o espanhol Nicolas Almagro (13º do mundo), campeão do Torneio de Buenos Aires e do Aberto do Brasil em 2011 – todos no mesmo piso da competição mexicana. Se passar, o brasileiro conseguirá um novo feito na carreira: alcançar a final de uma competição série ATP 500. No currículo, Bellucci tem dois títulos (Santiago, em 2010, e Gstaad, em 2009) de ATP 250.

Em Acapulco, o melhor tenista nacional no ranking (36º) já obteve outra façanha: vencer um classificado entre os 10 primeiros do ranking da ATP. Na estreia, bateu o espanhol Fernando Verdasco, número 9 do mundo, por 2 a sets a 1, 6-2, 4-6 e 6-3. Na segunda rodada, venceu Ivan Navarro (ESP) também por 2 sets a 1, 1-6, 6-4 e 6-3.

Nesta quinta, pelas quartas de final contra Kubot, outro jogo duro. Bellucci começou confiante e abriu logo 3 a 0 no primeiro set. Depois, permitiu a quebra no quinto game e teve que encarar um tie-break. Perdeu por 7 a 5 e teve pela frente mais um jogo de três sets no torneio.

O brasileiro começou da mesma forma o segundo set e abriu 2 a 0. Kubot conseguiu o empate, mas Bellucci teve paciência para fechar em 6-3, levando o jogo para o set decisivo.

No último set, foi a vez de Bellucci ser quebrado no começo. Ele empatou e teve games duríssimos até conseguir vencer no saque de Kubot no oitavo game. No nono, sacava para a vitória, mas permitiu o empate do polonês. No décimo, fechou o jogo em 6-4, com nova quebra, e pôde comemorar.

"Eu mereci ganhar este jogo por tudo que fiz durante a partida. Saí muito bem no primeiro set, me compliquei e acabei perdendo o tie-break. Mesmo assim me mantive firme. O Kubot sacou e devolveu muito bem, então eu tive que me defender o tempo todo para poder atacá-lo. Foi um grande jogo, nós dois jogamos muito bem", avaliou o brasileiro.

Os outros brasileiros que vibraram nesta quinta em Acapulco foram Bruno Soares e Marcelo Melo. Eles mantiveram o embalo no saibro e também chegaram às semifinais do Torneio de Acapulco. Depois de vencerem o Torneio de Santiago e o Aberto do Brasil no início da temporada, passaram nesta quinta-feira pela dupla espanhola formada por Nicolás Almagro e Ruben Ramirez-Hidalgo por 2 sets a 0, 6-1 e 6-2.

MELLO É ELIMINADO EM DELRAY BEACH

Ricardo Mello se despediu do ATP 250 de Delray Beach na segunda rodada. Nesta quinta-feira, o brasileiro perdeu para o norte-americano Mardy Fish, número 16 do mundo, por 2 sets a 0 (parciais de 6-2 e 6-1) em 58min. Mello não começou bem no saque e logo deu vantagem ao rival, que tirou proveito dos seguidos erros do adversário. Em pouco tempo, Fish abriu uma confortável vantagem e fechou em 6-2 em apenas 26min. No primeiro set, Mello teve aproveitamento de somente 42% no primeiro saque. O brasileiro esboçou uma reação no início do segundo set, mas novamente cometeu muitas falhas no saque e não teve chances. Fish obteve uma quebra no terceiro game e, sem dificuldades, consolidou sua superioridade na partida com um 6-1.

CAROLINE WOZNIACKI, "TORCEDORA" DO LIVERPOOL

Caroline Wozniacki chamou a atenção no aquecimento para a partida contra a italiana Flavia Pennetta, nas quartas de final do Torneio de Doha. A tenista dinamarquesa, número um do mundo, usou uma camisa do Liverpool, com o nome do meia Gerrard às costas. A tenista explicou a homenagem. “Como o Liverpool joga [contra o Sparta Praga, pela Liga Europa], achei que seria legal e que os fãs iriam gostar”, afirmou. A dinamarquesa venceu Pennetta por 2 sets a 0 (parciais de 6-2 e 6-0).