Topo

Após susto no primeiro dia, Troicki vence indiano e fecha série para a Sérvia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/03/2011 12h12

O sérvio Viktor Troicki impediu a zebra indiana e fechou neste domingo o confronto para a Sérvia, que passou pela primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis com apenas um susto. Após uma derrota nas simples, na sexta-feira, os sérvios conseguiram fechar o duelo em casa.

Troicki, 18º do ranking, abriu o domingo do confronto enfrentando Somdev Devvarman e, apesar de o jogo durar 2h43, conseguiu fechar em 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-2 e 7-5. No sábado, três equipes conseguiram fechar seus confrontos: Espanha, Argentina e Suécia. Neste domingo, a maior surpresa foi o Cazaquistão, que bateu a República Tcheca fora de casa.

Fora da Primeira Divisão, o Uruguai conquistou a vaga para enfrentar o Brasil no Zonal Americano da Davis.

SÉRVIA 4 x 1 ÍNDIA

Favorita, mas sem contar com Novak Djokovic, que preferiu se preparar para a temporada, a Sérvia abriu seu confronto contra a Índia com um susto. Na sexta, Somdev Devvarman bateu Janko Tipsarevic por 3 a 0 e empatou o duelo. Mas a normalidade voltou com a vitória nas duplas, sábado, e neste domingo, com Viktor Troicki. O número 18 do mundo, que havia batido Rohan Bopanna no primeiro jogo mostrou segurança contra Devvarman e, com a torcida a favor, aproveitou o bom momento para fechar a partida em 3 a 0 espantando a zebra asiática. Na quinta partida, Janko Tipsarevic perdeu apenas um game e fez 6-0 e 6-1 contra o indiano Karan Rastogi. A Sérvia vai encarar a Suécia nas quartas.

BÉLGICA 1 x 4 ESPANHA

Rafael Nadal não precisava entrar em quadra, mas jogou e contribuiu para o 4º ponto da Espanha na 1ª rodada do Grupo Mundial da Davis. Neste domingo, ele enfrentou o belga Olivier Rochus e ficou com a vitória com facilidade. Com as duplas, no sábado, a Espanha já havia conseguido confirmar a vitória contra a Bélgica, mas o número 1 do mundo resolveu ir à quadra para ganhar ritmo de jogo, após uma lesão na coxa. Os espanhóis fecharam com derrota de Feliciano Lopez para Steve Darcis: 2x1. A Espanha vai enfrentar os EUA.

CHILE 1 x 4 EUA

Andy Roddick provou mais uma vez seu valor. Em seu retorno ao time dos EUA da Davis, ele venceu as suas duas partidas - a primeira contra Nicolas Massu - e garantiu a classificação. Ele abriu o domingo para os EUA e venceu Paul Capdeville, do Chile, por 3 a 1, atropelando nas estatísticas de winners, com 23 a 14, dando poucas chances de reação ao tenista da casa. John Isner garantiu o quarto ponto da equipe que enfrenta a forte Espanha, em um clássico que será realizado em julho.

ZEBRA DA RODADA: REP. TCHECA 2 x 3 CAZAQUISTÃO

O Cazaquistão foi à casa da República Tcheca, e apesar de ser improvável, conseguiu vencer os favoritos. Com sua torcida também marcando presença os cazaques definiram o confronto apenas no quinto jogo, virando o placar. Andrey Golubev abriu o dia batendo o top 10 Tomas Berdych. Depois, Mikhail Kukushkin fez 3 x 1 contra Jan Hajek. Apesar disso, a alegria dos cazaques pode durar pouco tempo, já que nas quartas de final os rivais da equipe serão os argentinos, sempre uma forte equipe quando se fala de Copa Davis.

SUÉCIA 3 x 2 RÚSSIA

A Suécia perdeu duas vezes neste domingo. Mas tudo bem: o time já havia fechado o confronto no sábado, com as duplas. Assim, não houve prejuízo com os reveses de Joachim Johansson para Igor Andreev e Simon Aspelin (foto) para Dmitry Tursonov, ambos por 2 sets a 0. MAIS

CROÁCIA 2 x 3 ALEMANHA

Jogando fora de casa contra a Croácia, a Alemanha teve muitas dificuldades e precisou da quinta partida para avançar. O herói da classificação foi Philipp Petzschner, apenas o quarto melhor do país no ranking. Na abertura do dia, Philipp Kohlschreiber perdeu para Marin Cilic por 3 sets a 0. Em seguida, Petzschner entrou em quadra contra Ivo Karlovic. O croata, que bateu o recorde de saque mais veloz da história no sábado, não conseguiu manter a força e foi derrotado em 3 sets, apesar de forçar a realização de dois tie-breaks.

ÁUSTRIA 2 x 3 FRANÇA; ARGENTINA 4 x 1 ROMÊNIA

Jogando na casa da Áustria e sem estrelas como Tsonga e Monfils, a França só fechou o confronto na quinta partida. Jeremy Chardy foi o autor do ponto decisivo, ao vencer Martin Fischer por 3 a 1. Na partida que abriu o dia, Jurgen Melzer venceu Gilles Simon. MAISA Argentina já havia garantido a vitória no confronto com a Romênia e voltou à quadra neste domingo para cumprir tabela. Eduardo Schwank abriu o dia batendo Victor Crivoi, mas Adrian Ungur evitou a derrota de zero dos europeus, ao bater Juan Monaco. LEIA MAIS