Topo

Djokovic e Federer vencem e igualam maior rivalidade na briga pelo número 2

Djokovic e Federer já duelaram duas vezes neste ano, com vitórias do sérvio - Clive Brunskill/Getty Images
Djokovic e Federer já duelaram duas vezes neste ano, com vitórias do sérvio Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/03/2011 17h15

Pela terceira vez na temporada, o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer vão se enfrentar na disputa por uma vaga na final do Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, em partida que também valerá a segunda colocação no ranking mundial da ATP e igualará em números a rivalidade entre os tenistas à existente entre Federer e Rafael Nadal.

RIVALIDADE A CADA ANO

Ano
Federer
Djokovic
2011
0
2
2010
4
1
2009
2
3
2008
2
1
2007
3
1
2006
2
0
Geral
13
8

Os dois tenistas chegaram para a semifinal sem perder sets na competição e com campanhas em que aplicaram ‘pneus’ em adversários. Djokovic foi o que perdeu menos games, com apenas 12 cedidos em quatro partidas, contra 29 perdidos por Federer. O sérvio avançou nesta quinta-feira ao bater o francês Richard Gasquet, enquanto o suíço eliminou o compatriota Stanislas Wawrinka.

Atual número três do mundo, Djokovic está invicto desde novembro do ano passado, quando foi derrotado justamente por Roger Federer na semifinal do ATP Finals, em Londres. Já o suíço não está invicto, ele perdeu duas partidas na temporada e ambas foram diante de Novak Djokovic.

O retrospecto geral aponta atualmente 21 partidas entre Federer e Djokovic, sendo 13 vitórias do suíço, enquanto diante de Rafael Nadal são 22 partidas com oito vitórias de Federer. Com apenas quatro partidas entre Nadal e Federer desde 2009, a rivalidade com Djokovic aumentou devido às 12 partidas no mesmo período.

FEDERER E DJOKOVIC VENCEM SEM CEDER SETS NO MASTERS DE INDIAN WELLS

Roger Federer enfrentou onesta sexta-feira o compatriota Stanislas Wawrinka, seu parceiro de duplas, nas quartas de final, e não encontrou dificuldades para garantir a vitória controlando bem a partida e sem ceder nenhuma quebra de serviço para fechar em 2 sets a 0, com 6-3 e 6-4, após 1h04min.

Depois de ter levado sustos contra o novato Ryan Harrison nas oitavas de final, desta vez o número 2 do mundo dominou bem a partida com uma quebra de serviço em cada parcial, além de salvar dois break-points do rival.

MAIS SOBRE A VITÓRIA DE FEDERER
Ainda sem perder sets, o sérvio Novak Djokovic cedeu o maior número de games em uma partida pelo Masters 1000 de Indian Wells nesta sexta-feira com os seis perdidos para o francês Richard Gasquet e conseguiu a classificação para a semifinal ao vencer com parciais de 6-2 e 6-4, em 1h35min.

Com o melhor desempenho da temporada, Djokovic alcançou sua 16ª vitória no ano. Richard Gasquet chegou a assustar Djokovic no início dos dois sets, mas não manteve o ritmo e perdeu de virada para o número 3.

MAIS SOBRE A VITÓRIA DE DJOKOVIC

COM PARCEIRO DE OURO OLÍMPICO, FEDERER VENCE NADAL NAS DUPLAS

Campeão olímpico em Pequim-2008 ao lado de Stanislas Wawrinka, o suíço Roger Federer teve sucesso ao reeditar a dupla dois anos e meio depois e nesta sexta-feira venceu o espanhol Rafael Nadal, que ao lado de Marc Lopez defendia o título de Indian Wells, por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-3.

Com a vitória na semifinal, Federer e Wawrinka decidem o título contra a dupla do ucraniano Alexander Dolgopolov com o belga Xavier Malisse.

Nas duplas, Federer e Nadal já haviam se enfrentado duas vezes e o espanhol levou a melhor em ambas, a primeira também em Indian Wells em 2004. Em 2007, Nadal venceu o jogo em Roma.
MEIAS VIRAM LOCAL PARA HOMENAGEM

Como já havia feito em todas as suas partidas anteriores no Masters 1000 de Indian Wells, o sérvio Novak Djokovic voltou a homenagear o Japão durante o duelo com Richard Gasquet, mas desta vez mudou o local da homenagem. Sem escrever mensagens em bandagem no seu joelho esquerdo, Djokovic escreveu "Japão" em suas meias e novamente saiu vitorioso de quadra. A única escrita quebrada por Djokovic foi a falta de 'pneus' (vitórias por 6-0) pela primeira vez no evento californiano.
'OLHO DE FALCÃO' TAMBÉM FALHA

O sistema hawk-eye (olho de falcão, em português) foi criado há cinco anos para corrigir erros da arbitragem nas partidas de tênis, mas em Indian Wells uma partida acabou não tendo a conclusão do ponto esclarecida. No duelo entre os espanhóis Nicolas Almagro e Albert Montañes, o primeiro fez um ace e Montañes pediu o desafio eletrônico. Mas a imagem exibida na revisão foi de outro saque e, sem entender, Montañes perdeu um desafio Veja o vídeo.