Topo

Nadal sofre, leva 23 aces de 'gigante' e avança para a semi em Indian Wells

Rafael Nadal sofre contra o croata Ivo Karlovic pelas quartas de final de Indian Wells - PAUL BUCK/EFE
Rafael Nadal sofre contra o croata Ivo Karlovic pelas quartas de final de Indian Wells Imagem: PAUL BUCK/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/03/2011 01h48

Número um do ranking mundial, o espanhol Rafael Nadal sofreu para conseguir a vitória sobre o croata Ivo Karlovic, de 2,08 m, e após perder um primeiro set em que tentou de tudo, conseguiu a duras penas a virada para se garantir na semifinal do Masters 1000 de Indian Wells com a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 6-1 e 7-6(9-7), após 2h23 de confronto.

Karlovic apostou na tática de sacar e volear no primeiro set, o que dificultou a situação para o espanhol, que confirmava seus serviços com boa variação de jogadas mas não conseguia nenhuma brecha para quebrar nos games sacados pelo croata. A primeira chance de quebra da partida veio no 11º game e para Karlovic, que tirou o primeiro set de Nadal, mesmo com o espanhol tendo a chance de devolver a quebra.

O segundo set foi totalmente contrário ao primeiro e o que não havia funcionado para Rafael Nadal desta vez começava a dar certo e o espanhol garantiu a quebra logo no início da parcial. Sem encontrar dificuldades, Nadal abriu 5 a 0 sobre Karlovic, que ainda evitou levar um ‘pneu’, mas perdeu o set.

A terceira parcial foi marcada pelo equilíbrio e novamente as chances de quebra não apareciam, já que Ivo Karlovic garantia seus aces e quando não confirmava ia para a rede volear e deixar Nadal acuado, tentando lobs e passadas, com sucesso em poucos casos e a decisão ficou para o tie-break, quando Karlovic salvou três match points, mas viu o espanhol vencer a partida.

SHARAPOVA FAZ 13 DUPLAS-FALTAS, MAS VENCE E TENTA REVANCHE COM Nº 1

A russa Maria Sharapova errou bastante diante da chinesa Shuai Peng, cometeu o total de 13 duplas-faltas, mas conseguiu fechar a partida por 6-2, 5-7 e 6-3 para chegar pela primeira vez desde agosto do ano passado a uma semifinal, em que enfrenta a dinamarquesa Caroline Wozniacki por uma vaga na decisão do torneio que já venceu em 2006. Com a vitória, a russa se reaproximou do top 10 e pode ir mais longe se vencer Wozniacki. "Não fiz uma grande partida contra ela [Wozniacki] no Aberto dos EUA. Espero vir e encontrar uma situação diferente, vou lutar por todos os pontos. Estou ansiosa”

COM HOMENAGEM AO JAPÁO E ABANDONO DE RIVAL, WOZNIACKI AVANÇA

Antes de iniciar a partida contra a bielorrussa Victoria Azarenka, a dinamarquesa Caroline Wozniacki exibiu uma bandeira do Japão com a frase "nossos pensamentos estão com vocês". Em jogo, a número um do mundo precisou de apenas 26 minutos e três games disputados (e vencidos) para avançar às semifinais contando com uma lesão que forçou Azarenka a abandonar. Mas o dia também teve tristezas para Wozniacki:
"Fiquei triste pelo Liverpool ter sido eliminado pelo Braga", escreveu a tenista no Twitter sobre o seu time de futebol na Liga Europa.

DEL POTRO VENCE POR W.O. E JÁ ANALISA CHANCES DE BATER RAFAEL NADAL

O argentino Juan Martin Del Potro não precisou nem mesmo ir à quadra para garantir vaga nas semifinais de Indian Wells, já que o seu adversário, o espanhol Tommy Robredo sofreu uma lesão muscular e desistiu de jogar. Classificado, Del Potro já passou a visualizar um duelo com Rafael Nadal, a quem venceu em 2009 na campanha do título do Aberto dos Estados Unidos. “Com Rafa é preciso fazer tudo bem. É o número um. Sabemos o que é como jogador e para ganhar de um número um você precisa de um dia espetacular”, avaliou Juan Martín Del Potro.