Djokovic quebra tabu contra Nadal e segue 100% no ano ao vencer Indian Wells
Novak Djokovic surge como o tenista a ser batido em 2011. Neste domingo, ele conquistou o título do Masters 1.000 de Indian Wells com vitórias sobre Roger Federer na semifinal e Rafael Nadal na decisão do torneio norte-americano. Além da terceira taça na temporada, ele quebrou um tabu em relação ao espanhol e manteve sua invencibilidade no ano.
Contra Nadal, Djokovic fez um jogo complicado, em que engrenou a partir do fim do segundo set e acelerou no terceiro para bater o atual líder do ranking por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-2.
DJOKOVIC x NADAL: DE NOVO NESTA 2ª
Apesar de terem se enfrentado neste domingo, Novak Djokovic não terão descanso um do outro. Nesta segunda-feira, eles disputarão uma partida de exibição na Colômbia. Com isso, os tenistas tiveram poucas horas nos EUA após a final deste domingo antes de viajar a Bogotá, palco do encontro entre eles, no Coliseo Coberto El Campín.
Nadal já esteve na América do Sul em 2005, quando disputou torneios em Buenos Aires e Costa do Sauípe. Djokovic virá pela 1ª vez ao continente.
Neste 24º confronto entre os tenistas, Djokovic conseguiu seu oitavo revés contra Nadal. Mas, mais do que isso, conseguiu quebrar um tabu na carreira. O sérvio nunca havia vencido uma final contra o oponente, em cinco decisões anteriores em que eles se enfrentaram.
Vale lembrar que, com a vitória sobre Federer na semifinal, Djokovic confirmou sua ascensão no ranking, tomando a segunda colocação do suíço na lista que será divulgada pela ATP nesta segunda-feira.
Só nesta temporada, o sérvio chega a três taças conquistadas, com as vitórias no Aberto da Austrália e no torneio de Dubai. Ele também manteve uma série invicta, que já chega a 18 partidas sem conhecer derrotas em 2011.
Com o resultado deste domingo, Novak Djokovic conquistou pela segunda vez o título em Indian Wells, depois de ter sido campeão em 2008. Este foi o seu 21º título na carreira, aos 23 anos.
Pelo lado do espanhol, pôde se notar uma certa carência de ritmo de jogo, já que Nadal fez seu primeiro torneio da ATP desde o Aberto da Austrália. Ele ficou parado por lesão e chegou a jogar a Copa Davis, há duas semanas, mas ainda não havia engrenado uma rotina mais longa de competição. No próximo fim de semana, ele estreia no torneio de Miami, também nos EUA, buscando a primeira taça em 2011.
O jogo
Após quatro games fechados com rapidez pelos sacadores, Nadal foi o primeiro a tomar a iniciativa. Ele acelerou o jogo e conseguiu abrir 0-40 no quinto game, colocando pressão em Djokovic. O espanhol acabou cometendo erros e deixou o rival empatar, mas em seguida, venceu a longa parcial de quase dez minutos, abrindo 3-2.
AS FINAIS ENTRE NADAL X DJOKOVIC
Vitória de Nadal por 6-2, 7-5 |
Vitória de Nadal por 7-6(8-6), 7-5 |
Vitória de Nadal por 6-3, 2-6, 6-1 |
Vitória de Nadal por 7-6(7-2), 6-2 |
Vitória de Nadal por 6-4, 5-7, 6-4, 6-2 |
O game seguinte teve o novo número 2 do mundo no ataque, para evitar maiores prejuízos e na tentativa de empatar. Com uma bela bola angulada, Djokovic fez 30-40 e defendendo-se muito bem, devolveu a quebra em seguida para igualar o primeiro set.
Mas o equilíbrio não foi constante. Nadal conseguiu passar à frente em seguida, abriu 5-3 e fechou no décimo game.
O jogo parelho que se viu no início do primeiro set se repetiu quando o segundo começou, até Nadal permitir quebra de Djokovic. No sexto game, quando o espanhol chegou a ter menos de 10% de aproveitamento no primeiro serviço, o sérvio aproveitou break-point e abriu vantagem.
Em seguida foi quebrado por Nadal, voltando o jogo à igualdade, mas logo provou o bom momento. Com um grande repertório de golpes, inclusive um belo lob para abrir 0-40, Djokovic aproveitou a chance para fazer 5-3 e sacar e com muitas dificuldades empatar o set.
A parcial final foi a mais fácil, em favor do sérvio. Desde o primeiro game Novak Djokovic encarou Nadal e pressionou o espanhol para quebrar seu serviço. Mesmo sofrendo com algumas dores no joelho, o vice-líder do ranking dominou o set para se sagrar campeão do torneio, sucedendo o título de Ivan Ljubicic em 2010 – Nadal ganhou Indian Wells em 2007 e 2009.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.