Topo

Recordista do tênis ataca de cantor e sonha treinar basquete com o Miami Heat

Ivo Karlovic é uma das atrações do Masters 1000 de Miami a partir desta quarta-feira - Clive Brunskill/Getty Images
Ivo Karlovic é uma das atrações do Masters 1000 de Miami a partir desta quarta-feira Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/03/2011 12h00

O croata Ivo Karlovic não é um tenista que tenha grande simpatia do público, seu estilo de jogo em que a potência do saque é o ponto principal também é sempre alvo de críticas, mas nesta temporada ele voltou a ficar em evidência após a quebra do recorde de saque mais rápido da história com 251 km/h e o sufoco imposto contra Rafael Nadal nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells.

Com 2,08 m que já causaram problemas a tenistas brasileiros como André Sá, Thiago Alves e Thomaz Bellucci no circuito mundial, Ivo Karlovic costuma usar sua altura para os saques e também no voleio para tirar o espaço dos adversários. E pode ser considerado um dos adversários perigosos na chave do Masters de Miami, que começa nesta quarta-feira.

Mas é fora das quadras que Ivo Karlovic, de 32 anos, chama a atenção com seu estilo desengonçado e com um carisma pouco visto quando segura uma raquete na mão direita. No ano passado, o tenista atacou de cantor ao lado do sérvio Novak Djokovic em uma campanha contra as drogas cantando “Moja droga je tenis” (Minha droga é o tênis).

E além das cantorias, Karlovic também tem uma paixão por outra modalidade esportiva pela qual sua estatura seria ideal, o basquete. Praticante, o tenista croata se diz torcedor fanático do Miami Heat, na NBA, e revela que o seu sonho é treinar junto aos astros LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

O GIGANTE DA CROÁCIA

Scott Barbour/Getty Images
Se eu posso vencer com apenas um golpe, então certamente sou um gênio

Em seu perfil no Twitter, Ivo Karlovic brinca com as perguntas que mais odeia responder vindas de desconhecidos devido à altura. Entre elas se ele joga basquete, quando ele responde que não e ouve em seguida “pois deveria”.

Apesar do momento de destaque nas últimas semanas, Ivo Karlovic poderia estar hoje longe das quadras e sem a chance de virar recordista no tênis. Em maio do ano passado, o croata sofreu uma séria lesão no tendão calcâneo e teve de ficar afastado por sete meses, voltando a jogar apenas em janeiro deste ano no Aberto da Austrália.

O ranking do jogador que chegou a ser 14º do mundo em 2008 e estava entre os 30 melhores colocados quando sofreu lesão, na semana do Masters 1000 de Indian Wells despencou para 239º e ele só está conseguindo entrar nas chaves principais dos eventos por ter pedido ranking protegido na ATP - caso em que é usado o ranking obtido antes da lesão.

Tenista mais alto do circuito mundial, Ivo Karlovic é sempre alvo de piadas entre os outros jogadores e o próprio croata entra na brincadeira autodepreciativas, citando algumas em seu site oficial.

“Se eu me envolver em algum problema com a justiça, não vou poder me esconder da polícia”, brinca o tenista, que também cita a facilidade para ser encontrado pelos amigos em locais com muitas pessoas. “Eu sou como seu sistema de navegação”.

NÚMEROS IMPRESSIONAM

  • 251

    Km/h

    Saque mais rápido da história do é de Karlovic nas duplas da Copa Davis contra a Alemanha

  • 2,08

    m

    Croata Ivo Karlovic é o tenista mais alto do circuito mundial da ATP

Alguns torcedores de seus oponentes e até mesmo os adversários após as derrotas costumam reclamar que Ivo Karlovic vence as partidas tendo apenas um golpe e ainda assim ele brinca com a situação.

“Atualmente eu gosto disso, se eu posso vencer com apenas um golpe, então certamente eu sou um gênio”, afirma o tenista algoz do Brasil na repescagem da Copa Davis de 2008.

“Isso é o que eles falam depois de perderem. Todos eles têm um bom golpe. Eu não sei – alguns têm uma esquerda, outros têm uma direita – então porque eles estão me criticando? Porque eu tenho meu serviço mais próximo da perfeição? Isso é apenas frustração dos que dizem. Talvez um pouco de inveja”, completa o croata.