Sorteio do Masters 1000 de Miami projeta mudanças no circuito
Chamado de ‘quinto Grand Slam’’, o Masters 1.000 de Miami começa amanhã e tem a chance de presenciar uma nova era no tênis. Sorteio pôs o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer do mesmo lado da chave, e eles jogam em uma eventual semifinal -seria a primeira vez em um torneio nesse formato desde 2005.
Entre os maiores da história, eles dominaram o circuito de maneira nunca vista. Das 261 semanas computadas pela Associação dos Tenistas Profissionais desde julho de 2005, quando Nadal chegou à vice-liderança, em só 27 eles não dividiram as duas primeiras posições.
Além de se revezarem como número um no período, eles ganharam 21 dos 24 últimos títulos de Grand Slam.
É justamente quem mais ‘furou’’ esse domínio quem proporciona a chance de um encontro prematuro entre Nadal, o líder do ranking, e Federer, o número três.
O sérvio Novak Djokovic, 23, ganhou dois Abertos da Austrália (2008 e 2011) e aparece agora como número dois pela 25ª semana na carreira.
Na confecção da chave de um grande torneio, os líderes são posicionados em extremidades opostas e só se encontram na final e um sorteio decide o lado do terceiro colocado. Assim, Nadal e Federer disputaram o título 18 vezes dos 22 jogos que fizeram.
A última vez que eles jogaram fora da final em um torneio padrão foi em 2005, em Roland Garros -houve duas semifinais em torneios disputados em fase de grupos.
‘Estou jogando com muita confiança’’, disse Djokovic, que acumula uma invencibilidade de 18 jogos oficiais em 2011, no melhor início de ano de um tenista desde 1986. ‘Ele tem grande chance de terminar o ano como número um’’, disse Nadal, 24, que o venceu em um jogo-exibição na Colômbia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.