Topo

Com 4º pneu em 7 jogos, Djokovic ignora rival na estreia e homenageia Japão

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/03/2011 21h50

Que a fase de Novak Djokovic é boa, todos sabem, afinal, ele tem o melhor início de temporada dos últimos 25 anos. Mas o que segue impressionando é a facilidade com que o número 2 do mundo segue passando por boa parte de seus rivais. Nesta sexta-feira, ele aumentou o número que fez nesta temporada de “pneus”, expressão usada para os sets vencidos por 6-0. Nas últimas sete partidas, foram quatro.

Estreando diretamente na segunda rodada do Masters 1000 de Miami e vindo de título no torneio de mesma categoria em Indian Wells, Djokovic encarou pela segunda vez na carreira Denis Istomin, do Uzbequiestão, e mais uma vez venceu.

Na verdade, ele nem tomou conhecimento do adversário, número 54 do mundo, ao triunfar por 2 sets a 0, em 48 minutos, com parciais de 6-0 e 6-1.

Djokovic teve quatro vezes “6-0” no placar em suas últimas sete partidas, um número muito acima do normal. Desde que chegou aos EUA para Indian Wells, venceu suas três primeiras partidas com pneus no marcador. Só depois teve dificuldades, cedendo sets para Federer e Nadal.

OS OUTROS PNEUS DE DJOKOVIC EM 2011

ABERTO DA AUSTRÁLIA

2ª rodada: Djokovic 3 x 1 Ivan Dodig (CRO),
7-5, 6-7(8-10), 6-0, 6-2

Oitavas de final: Djokovic 3 x 0 N. Almagro (ESP),
6-3, 6-4, 6-0
MASTERS 1000 DE INDIAN WELLS

1ª rodada: Djokovic 2 x 0 Andrey Golubev (KAZ),
6-0, 6-4

2ª rodada: Djokovic 2 x 0 Ernests Gulbis (LAT)
6-0, 6-1

Oitavas de final: Djokovic 2 x 0 Viktor Troicki (SER)
6-0, 6-1

Contando todas as suas 19 vitórias no ano, invicto, ele ainda soma mais dois pneus, de atuações no Aberto da Austrália, Grand Slam do qual foi campeão. Desde 1986, com Ivan Lendl, não há uma campanha tão boa no tênis profissional.

Com o resultado, Djokovic vai enfrentar o norte-americano James Blake na terceira rodada, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci. Djokovic se deu bem com o chaveamento em Miami, já que só poderá enfrentar Federer ou Nadal na final. Se vencerem todas as suas partidas, o suíço e o espanhol fazem a semifinal da outra chave, oposta à do sérvio.

O jogo

Djokovic começou a partida tão bem que demorou apenas 20 minutos para concluir o primeiro set. Dos 31 pontos disputados, ele cedeu apenas sete para o rival, vencendo 77% das disputas, mesmo que não tenha feito sequer um ace.

Nas três chances de quebra que teve, ele aproveitou todas e fechou a parcial com 100% de aproveitamentos nos break points.

Para honrar seu tênis, Istomin conseguiu confirmar o serviço no seu primeiro game de saque do set seguinte, o segundo. Apesar disso, foi quebrado logo em seguida, permitindo que Djokovic abrisse 3-1. O sérvio chegou a ceder break-point no quinto game, mas se recuperou e partiu para o 19º triunfo seguido no ano.