Topo

Nadal sofre para vencer Berdych e revê Federer em semifinal após 4 anos

A última vez em que Federer e Nadal se encontraram na semifinal foi em 2007 - Hans Deryk/Reuters e Gary I Rothstein/EFE
A última vez em que Federer e Nadal se encontraram na semifinal foi em 2007 Imagem: Hans Deryk/Reuters e Gary I Rothstein/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/03/2011 22h36

Eles dominaram o cenário do tênis mundial por seguidos anos. E até por isso o encontro era mais frequente em finais. No entanto, no Masters 1000 de Miami, Roger Federer e Rafael Nadal voltam a se enfrentar em uma semifinal após quatro anos de gargalo. Enquanto o suíço passou ileso pelas quartas com a desistência de Gilles Simon, o atual número 1 do mundo teve que suar a camisa para despachar Tomas Berdych nesta quinta-feira.

CONFIRA O RETROSPECTO DE NADAL
X FEDERER EM DUELOS SEMIFINAIS

TORNEIOVENCEDORPLACAR
2007- Masters CupFederer6-4, 6-1
2006- Masters CupFederer6-4, 7-5
2005 - Roland GarrosNadal6-3, 4-6,
6-4, 6-3

Nadal entrou em quadra já sabendo da classificação de Federer. E no primeiro set mostrou que também queria liquidar a partida em poucos minutos para evitar o desgaste físico. Obteve duas quebras em quatro chances e venceu por 6-2. No entanto, o ‘freguês’ Berdych decidiu complicar e alongar a partida.

O tcheco evitou duas chances de quebra de Nadal, confirmou uma e fez 6-3 no segundo set. O atual número 7 do mundo ainda foi mais agressivo na terceira parcial e criou oportunidades de quebras nos três primeiros saques do espanhol. Mas o líder do ranking salvou todas elas e foi mais eficiente: venceu quando o adversário estava no saque e comemorou a vitória e a vaga na semifinal.

Agora, Nadal entra em desvantagem na próxima fase. Além de ter encarado uma partida de 2h17, terá pela frente Roger Federer descansado (veja tabela embaixo). E em duelos semifinais, o suíço leva vantagem com duas vitórias em três confrontos pela fase.

ALGOZ SIMON ABANDONA E FEDERER AVANÇA À SEMI APÓS JOGAR SÓ 10 MIN

Não deu nem tempo de Roger Federer suar para obter a classificação para as semifinais. Em partida que durou apenas 10 minutos, o suíço conseguiu duas quebras e abriu 3 a 0 no primeiro set. Foi então que o francês Gilles Simon abandonou a partida com dores no pescoço. O atual 27 do mundo costumava dar trabalho a Federer. Nos três confrontos anteriores, Simon venceu dois e perdeu apenas um em cinco sets. Não foi o que aconteceu nesta quinta. Agora o suíço chega à semifinal sem o desgaste das quartas de final.

SHARAPOVA IRONIZA 'PETKO DANCE' E VOLTA AO TOP 10 APÓS MAIS DE 2 ANOS

Tudo indicava que Maria Sharapova daria adeus ao Torneio de Miami nesta quinta-feira. Mas depois de perder o primeiro set por 6 a 3, a musa se redimiu em grande estilo. Ela superou Andrea Petkovic por 2 a 1 com direito a um "pneu" (parciais de 3-6, 6-0 e 6-2). Com o resultado, a russa retorna ao top 10 pela primeira vez desde 1º de fevereiro de 2009. Mas nem só em quadra Sharapova se destacou. Após a virada, ela se mostrou com a língua afiada e ironizou a 'Petko Dance' - dancinha feita pela alemã depois de suas vitórias por causa de uma aposta com seu técnico. "Mais do que tudo, eu senti que ela estava cansada. Provavelmente pelo monte de danças que fez. E eu aproveitei", cutucou. Eliminada, Petkovic já decidiu abandonar a dança.